Comemorando 50 anos, Tubarão ganhará documentário sobre bastidores
E a sindicalização de profissionais de efeitos especiais da Apple.
A Nat Geo deu sinal verde para a produção de um documentário que se concentrará na produção do filme Tubarão e na criação do best-seller homônimo escrito por Peter Benchley. Comemorando os 50 anos do lançamento do filme, o documentário será lançado no verão norte-americano de 2025 na National Geographic, Disney e Hulu.
Ainda sem título, o documentário será dirigido por Laurent Bouzereau, que acaba de concluir o projeto de não ficção Faye, centrado na carreira e no legado da atriz Faye Dunaway.
Bouzereau produziu documentários sobre a realização de alguns dos maiores filmes da história do cinema norte-americano, de alguns dos mais aclamados diretores de todos os tempos. Ele produziu a maioria dos documentários sobre filmes de Spielberg, incluindo as franquias Indiana Jones e Jurassic Park.
Como autor, Bouzereau publicou em 2023 Steven Spielberg: The First Ten Years, livro no qual conversou com o cineasta sobre a produção de Tubarão.
O documentário incluirá filmagens e fotografias de arquivo de Benchley e Spielberg, além de analisar como o filme deu origem a uma nova geração de pessoas fascinadas por tubarões. O projeto será feito em colaboração com a defensora da conservação dos oceanos e política marinha Wendy Benchley, esposa de Benchley.
[Contei sobre os bastidores cinematográficos de Tubarão no podcast Mais Que um Filme.]
“Diga aos votantes que fico”
Atual CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Bill Kramer chegou a um acordo com a organização para permanecer no cargo até julho de 2028. Atuando desde junho de 2022, o contrato do executivo terminaria apenas em 2025.
Segundo a Academia, o acordo “foi aprovado um ano antes devido à sua liderança excepcional e contribuições significativas”. O novo contrato garante que Kramer estará na organização durante a 100ª cerimônia do Oscar, que acontecerá em 2028, e durante o período do atual acordo de transmissão do evento com a ABC — que expirará após a cerimônia de 2028.
Veterano em arrecadação de fundos, Kramer está associado à Academia desde 2012, quando assumiu o cargo de diretor administrativo de desenvolvimento e relações externas do Museu de Cinema da Academia. Desde que assumiu o cargo de CEO, a Academia passou por mudanças significativas, com as classificações de audiência do Oscar melhorando e os membros da organização indicando uma aprovação esmagadora à direção em recente pesquisa interna.
Compra
A Apple Studios adquiriu os direitos de The Wives, projeto estrelado e produzido por Jennifer Lawrence. Ainda sem diretor(a), Michel Breslin e Patrick Foley escreveram o roteiro do projeto, descrito como em desenvolvimento.
Os detalhes da trama estão sendo mantidos em segredo, mas o projeto é descrito como sendo parcialmente inspirado na franquia Real Housewives, que se concentra em mulheres ricas de locais como Miami, Los Angeles e Atlanta.
The Wives será uma coprodução entre Apple Studios e A24.
Falando em Apple…
A IATSE fez uma oferta para representar um pequeno grupo de profissionais de efeitos visuais que trabalham nas séries televisivas da Apple. Em comunicado, o sindicato anunciou que havia apresentado uma petição ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas para representar 17 trabalhadores em seis shows da Apple Studios LLC.
A IATSE visa representar funções como supervisor/gerente de produção VFX, coordenador VFX, assistente de produção VFX, operação de câmera VFX e supervisor de VFX no set, entre outras classificações. Segundo o sindicato, a maioria dos profissionais assinou cartões de autorização sindical.
Desde 2022, a IATSE tem em vista expandir a comunidade de efeitos visuais no sindicato, começando pela publicação de uma pesquisa sobre salários e condições de trabalho. Em setembro de 2023, os trabalhadores de efeitos especiais da Marvel votaram pela adesão ao sindicato, seguidos pelos profissionais da Walt Disney Pictures em outubro do mesmo ano. Em janeiro de 2024, trabalhadores empregados em uma subsidiária da Disney que colaboraram na franquia Avatar também aprovaram a sindicalização.
Adaptação
O cineasta coreano Yeon Sang-ho assinou um contrato com a Netflix para dirigir a adaptação cinematográfica da popular webtoon Revelations. O projeto terá produção executiva de Alfonso Cuarón, que também atuará como consultor.
Com roteiro do escritor Choi Gyu-seok, a história gira em torno do caso de uma pessoa desaparecida e segue um pastor e uma detetive, cada um movido por suas próprias crenças. O pastor (Ryu Jun-yeol) acredita que é seu chamado divino punir o culpado por trás do caso, enquanto a detetive (Shin Hyun-been) designada para o trabalho continua a ser assombrada por visões de sua irmã morta.
Yeon se tornou um nome conhecido pelo público internacional em 2016 com o lançamento de Invasão Zumbi, um terror de ação zumbi que fez sucesso dentro e fora da Coreia do Sul. Desde então, ele dirigiu a ficção científica JUNG_E e a séries Hellbound e Parasyte: The Grey, todos para a Netflix.
Vale a leitura:
Por que Purple Rain levou Prince a virar as costas ao estrelato que ele havia manifestado (Variety)
Hollywood fala muito sobre o clima. Mas o que isso realmente está fazendo? (THR)
Quais filmes de grande sucesso passam no teste climático? (THR)
Critic’s Appreciation: Donald Sutherland, o homem das mil sobrancelhas arqueadas (THR)
Como The Boys imagina o fascismo chegando aos EUA (NY Times)
Academia convida 487 pessoas para se juntarem, incluindo Duncan Crabtree-Ireland, Lily Gladstone, Chris Silbermann e Celine Song (THR)
Plano de saúde SAG-AFTRA começa a cobrir tratamento de infertilidade a partir de 2025 (THR)
Até a próxima, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan