Cofundado por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki em 1984, o Studio Ghibli se tornará o primeiro grupo a receber uma Palma de Ouro Honorária no Festival de Cinema de Cannes. Em nota, Suzuki afirmou estar verdadeiramente honrado e encantado pelo prêmio e agradeceu o festival pela honra, argumentando que o desejo do trio de fundadores sempre foi levar animação de alto nível para crianças e adultos de todas as idades.
“Realmente percorremos um longo caminho para que o Studio Ghibli se tornasse uma organização tão grande. Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, tenho certeza de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderados pela equipe que dará continuidade ao espírito da empresa. Seria um grande prazer se você esperasse pelo que vem a seguir.”
A mesma nota adiciona um comentário assinado por Iris Knobloch, a presidente de Cannes, e Thierry Fremaux, o diretor-geral do festival. A dupla enfatiza a importância dos personagens do estúdio para a Sétima Arte e aponta o Studio Ghibli como uma das grandes aventuras da cinefilia, um cinema “entre a tradição e a modernidade”.
O Festival de Cinema de Cannes acontece de 14 a 25 de maio.
Consagrados
Em entrevista exclusiva à Variety, o cineasta Werner Herzog contou que estará no elenco de voz do próximo filme do diretor Bong Joon-ho. Sem previsão de estreia, a produção será uma animação desenhada à mão sobre criaturas do fundo do mar.
O cineasta de 81 anos está liderando o 3º Film Accelerator, um projeto espanhol com sede em Barcelona, ao lado do diretor de fotografia Peter Zeitlinger. A dupla estará disponível para orientar 25 aspirantes a diretores e 25 aspirantes a diretores de fotografia na criação de curtas-metragens de, no máximo, 10 minutos.
O 3º Film Accelerator acontecerá de 21 de setembro a 1º de outubro na ilha de La Palma.
Voz
Keanu Reeves entrou para o elenco de Sonic the Hedgehog 3 e dará a voz ao personagem Shadow the Hedgehog. A notícia surge logo após a apresentação da Paramount na CinemaCon na semana passada, onde o estúdio mostrou detalhes sobre a produção.
Foi revelado que Dr. Robotnik, interpretado por Jim Carrey, estava deprimido após os eventos de Sonic 2 - O Filme, mas se recuperou graças a criação de Shadow the Hedgehog. Sombrio e nervoso, o personagem foi introduzido pela primeira vez nos videogames em Sonic Adventure 2 [2001] e espelha os poderes do herói.
Previsto para estrear em 20 de dezembro, Sonic the Hedgehog 3 contará com o retorno do diretor Jeff Fowler, do ator Ben Schwartz como Sonic e James Mardsen como Tom Wachowski.
Riz + Wes = <3
Riz Ahmed entrou para o elenco do novo filme de Wes Anderson, sendo atualmente filmado em Berlim. Ainda sem título, os detalhes da produção não foram divulgados, mas o filme conta com Benicio del Toro e Bill Murray, atores que frequentemente trabalham com o diretor.
O longa tem roteiro de Anderson e Roman Coppola, que trabalhou com o cineasta em cinco filmes. Também escalado para a produção, Michael Cera está entre os atores estreantes em um projeto do diretor.
A produção estava prevista para começar no outono norte-americano de 2023, mas as greves de roteiristas e atores atrasaram o início das filmagens. Por enquanto, o longa-metragem não tem distribuidor.
Adeus
Fundador da Participant, Jeff Skoll comunicou aos funcionários que a produtora norte-americana independente de cinema e televisão encerrará as operações. A empresa fundada em 2004 esteve por trás de filmes como Uma Verdade Inconveniente [2006], Spotlight [2015], Moonlight [2016] e Roma [2018], arrecadando mais de US$ 3,3 bilhões de bilheteria.
Ao todo, as produções financiadas e produzidas pela Participant ganharam 21 Oscars e 18 Emmys. Fortemente envolvidos em produções não-ficcionais, o fechamento da Participant deverá afetar profundamente a comunidade de documentários.
Estrela em ascensão
Glen Powell estrelará The Running Man, nova adaptação do livro homônimo escrito por Stephen King em 1982. Com produção e direção de Edgar Wright, o filme da Paramount terá roteiro de Michael Bacall ao lado do cineasta.
Escrito sob o pseudônimo de Richard Bachman, The Running Man é ambientado em 2025 em uma América sob um regime totalitário que usa game shows violentos para a aplacar as massas marginalizadas. Precisando de dinheiro para ajudar a filha doente, um homem desesperado junta-se ao programa The Running Man, no qual equipes de assassinos perseguem os concorrentes.
Quanto maior o tempo de sobrevivência de um participante, mais dinheiro ele ganha. Porém, os produtores e os assassinos descobrirão que esse homem desesperado quebrará todas as regras, expondo os segredos do programa.
Em 1987, a Tri-Star Pictures lançou uma adaptação do livro estrelada por Arnold Schwarzenegger, com direção de Paul Michael Glaser.
Vencedores
Com cerimônias realizadas simultaneamente em Nova York e Los Angeles, o Writers Guild Awards 2024 anunciou os vencedores da premiação. Diferente do Oscar, que premiou Anatomia de uma Queda, a categoria de melhor roteiro original foi para The Holdovers — a produção francesa era inelegível para o WGA Awards.
Melhor roteiro original
The Holdovers (David Hemingson)
Melhor roteiro adaptado
American Fiction (Cord Jefferson)
Melhor roteiro documental
The Pigeon Tunnel (Errol Morris)
Mais um
O Disney+ está aumentando a biblioteca de documentários musicais, trazendo uma nova produção para o serviço. Em 8 de maio, o serviço de streaming estreará o filme Let It Be, originalmente lançado em 1970 com direção de Michael Lindsay-Hoggs — será a primeira vez que o filme estará disponível em 50 anos.
Let It Be foi restaurado pela Park Road Post Production, produtora de Peter Jackson que também esteve envolvida no documentário The Beatles: Get Back, dirigido pelo cineasta. O relançamento do documentário teve apoio de Lindsay-Hogg.
O material segue os Beatles enquanto gravam o álbum Let It Be, o último disco lançado pelo grupo. Segundo a Disney, o histórico e a história fornecidos em Get Back permitem que o filme seja apreciado de forma mais completa, com Jackson e Lindsay-Hogg expressando que as pessoas assistam ambos os projetos para ter um contexto completo.
Vale a leitura:
Park Chan-wook consegue a imagem que deseja (New Yorker)
Os gatos estão finalmente tendo um grande miado de Hollywood (THR)
Governo de direita italiano hesita e atrasa incentivos fiscais à produção, provocando alvoroço na indústria (Variety)
O método Bluey de reduzir os adultos às lágrimas (Vulture)
A antiga filosofia por trás do episódio de sucesso de Bluey, The Sign (BBC)
Sundance Institute abre processo exploratório para possíveis cidades-sede do festival em 2027 e além (THR)
Revelada a programação da Quinzena dos Realizadores de Cannes (THR)
As 100 pessoas mais influentes de 2024 — Hayao Miyazaki, por Guillermo del Toro (TIME)
Até a próxima, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan