SAG-AFTRA fecha acordo com empresa de medição de conteúdo
E outras novidades sobre a indústria.
O SAG-AFTRA fechou um acordo com a empresa de medição e análise Nielsen para ser um fornecedor terceirizado na medição de conteúdo de streaming. Em comunicado, as empresas afirmaram que os dados da Nielsen — e do serviço Streaming Content Ratings — complementarão os dados primários das plataformas de streaming e “servirão como uma lente consistente e comparável” para análise de desempenho de títulos de streaming em várias plataformas de distribuição.
Parte do acordo do SAG-AFTRA com os estúdios fechado em novembro incluía um bônus de streaming para programas em plataformas como Netflix, Prime Video e Disney+. O acordo fez com que os streamers concordassem em divulgar alguns dados privadamente ao sindicato para ajudar a avaliar quais programas são sucesso e quais não são. O novo acordo com a Nielsen sugere que o sindicato quer garantir que exista outra parte envolvida na avaliação.
Diretor-executivo e negociador-chefe do sindicato dos atores, Duncan Crabtree-Ireland afirmou que o grupo recrutou a Nielsen porque novos modelos de negócios exigem novas ferramentas. Segundo o executivo, as informações fornecidas pela empresa serão necessárias para verificar os dados compartilhados pelos streamers, garantindo que os empresadores cumpram com as obrigações contratuais.
Atualmente, a Nielsen está transformando o próprio negócio para se adaptar a um mundo que prioriza o streaming, onde a medição de terceiros pode ser um desafio graças ao silêncio dos streamers e o novos hábitos de consumo do público.
Bye bye!
O executivo Bob Bakish está oficialmente fora do cargo de CEO da Paramount Global. Segundo o relatório trimestral da Paramount, Bakish concordou em permanecer empregado na empresa até 31 de outubro como “consultor sênior”.
O conglomerado de entretenimento está recorrendo aos executivos Chris McCarthy, George Cheeks e Brian Robbins para dirigir a empresa. O trio trabalhará com o conselho da Paramount e o CFO Naveen Chopra.
A mudança ocorre no momento em que a Paramount está no meio de uma janela de negociação exclusiva com um grupo de compradores em potencial composto por David Ellison, da Skydance, RedBird Capital e KKR. As negociações circulam sobre um plano que manteria a Paramount pública, mas com executivos da Skydance e RedBird administrando efetivamente o negócio e executando uma nova estratégia.
Enquanto isso, a empresa de capital privado Apollo Global Management e a Sony Pictures fizeram uma oferta conjunta de compra em dinheiro de US$ 26 bilhões em um acordo que tornaria a Paramount Global privada — a oferta incluiria assunção de dívidas. Não está claro como o conselho da Paramount irá proceder com a proposta, tendo rejeitado propostas anteriores de empresas de capital privado.
De acordo com a oferta proposta com a Apollo, a Sony Group Corporation combinaria a Sony Pictures Entertainment em uma joint venture com a Paramount Global.
Além do famoso estúdio e do lote de filmes, a Paramount Global inclui a CBS, o serviço de streaming Paramount+ e os antigos canais a cabo da Viacom, como MTV, Nickelodeon e Comedy Central.
Merecido
Meryl Streep receberá a Palma de Ouro honorária na noite de abertura da 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes. A homenagem marcará o retorno de Streep a Cannes após décadas — a última presença registrada da atriz no festival foi em Um Grito no Escuro, que rendeu a Streep o prêmio de melhor atriz na edição de 1988.
Reconhecidamente reservada, Streep raramente faz aparições em festivais de cinema. Além da premiação de gala que homenageará sua extensa carreira, a atriz poderá participar de uma conversa mediada enquanto estiver em Cannes. Em 2023, o homenageado na noite de estreia foi Michael Douglas.
Falando em Cannes…
Os atores Lily Gladstone, Eva Green, Omar Sy e Pierfrancesco Favino foram anunciados como membros do júri do 77º Festival de Cinema de Cannes, presidido pela diretora Greta Gerwig. O festival também conta com a cineasta libanesa Nadine Labaki, o diretor espanhol J. A. Bayona, o diretor japonês Hirokazu Kore-eda e a atriz e roteirista Ebru Ceylan.
O grupo será responsável pela seleção de vencedores na programação competitiva, incluindo a Palma de Ouro de melhor filme. O 77º Festival de Cinema de Cannes acontece de 14 a 25 de maio.
Checkmate
Buscando superar os estúdios e streamers de Hollywood, a A24 entrou em negociações para adquirir Checkmate, produção centrada em uma proposta de livro de Ben Mazrich. Se o negócio for fechado, Checkmate reunirá Emma Stone e Nathan Fielder, dupla que recentemente fez sucesso na série The Curse.
Fielder entraria no projeto como diretor, enquanto Stone produziria ao lado do marido Dave McCary, com quem tem uma produtora intitulada Fruit Tree. Fontes disseram ao THR que o contrato do livro está sendo fechado.
De acordo com a proposta do livro que circulava na indústria, ele irá destacar o maior escândalo da história do xadrez, centrando-se na batalha geracional entre o Grande Mestre Magnus Carlsen e Hans Niemann, que foi acusado de trapacear em um dos confrontos diretos da dupla. A história não abordaria apenas a rivalidade e o escândalo, mas também a ascensão de uma indústria de xadrez bilionária e a colisão entre tradição e inovação no esporte.
Endosso
Em pesquisa anual compartilhada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a organização recebeu um forte endosso dos seus membros, com 89% afirmando que teve um “sentimento positivo” em relação à Academia e 84% dando uma avaliação positiva à transmissão do Oscar 2024.
Esses são os níveis mais altos da história da pesquisa, que começou a ser realizada em 2020. Além de refletir um período mais calmo para a Academia após anos de drama, os dados também sugerem que os membros estão satisfeitos com as operações e missões da organização. Entre as questões, 89% dos membros estão alinhados com os esforços da Academia em apoiar as salas de cinema, ao mesmo tempo que estão satisfeitos com o Academy Screening Room, serviço de streaming exclusivo para membros.
Por outro lado, os membros também indicam que gostariam de ter mais chances de obter acesso a ingressos para o Oscar e o Academy Governors Awards. Muitos também expressaram o desejo de que os filmes estejam disponíveis no streaming da Academia ao longo no ano, algo que está além do controle da organização, já que os distribuidores geralmente preferem que as produções estejam disponíveis no último trimestre ano — período fundamental para votação no Oscar.
Vale a leitura:
Red One caiu: como o atraso de Dwayne Johnson levou a uma produção descontrolada de US$ 250 milhões (The Wrap)
Compositores de Uma Ideia de Você falam sobre recriar a magia do One Direction para o filme (GQ)
Como Ethan Hawke se tornou involuntariamente a voz da criatividade (IndieWire)
O sexo nos filmes caiu drasticamente, mas ficou mais explícito, afirma estudo (THR)
O blockbuster de ação The Fall Guy mostra por que os dublês são severamente desvalorizados no cinema (BBC)
400 comediantes de stand-up podem convencê-lo a manter a Netflix? (Vulture)
Até a próxima, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan