Retornando ao presencial, Sundance Film Festival anuncia que manterá versão digital
Quarteto Fantástico próximo de ganhar diretor; datas do SAG Awards 2023; Barbie Ferreira empregada; e mais...
Após dois anos de exibições exclusivamente virtuais, o Sundance Film Festival afirmou que retornará ao evento presencial em 2023. Entretanto, a organização do festival anunciou que não está abandonando completamente a versão híbrida, permitindo que o público veja filmes selecionados para transmissão online.
Realizado de 19 a 29 de janeiro, o público poderá comprar ingressos para filmes selecionados, incluindo todos os títulos das competições, bem como outros trabalhos episódicos e curtas-metragens — antigamente, os filmes eram disponibilizados apenas após a estreia. A edição de 2023 terminará com exibições dos filmes que conquistaram os principais prêmios do festival, com transmissão online e presencial nos dias 28 e 29 de janeiro.
O Sundance também compartilhou que manterá protocolos de segurança, orientando todos os funcionários e voluntários que trabalham no festival a obrigatoriamente usar máscaras faciais e realizar testes semanais. Os participantes presenciais serão solicitados a seguirem o protocolo, mas não são obrigados a usar máscaras em todos os espaços do Sundance Film Festival.
A organização também incentiva os participantes a fazerem testes antes e durante o evento, além de estarem com a carteira de vacinação atualizada — o Sundance Film Festival não exigirá comprovante de vacinação.
(Quase) Habemus diretor
Matt Shakman está em negociações iniciais para assumir a direção de Quarteto Fantástico após a saída do cineasta Jon Watts. Segundo o THR, Shakman se tornou um favorito da Marvel após trabalhar em WandaVision, a primeira série do MCU lançada no Disney+.
Muito aguardado pelos fãs do MCU, Quarteto Fantástico dará início a Fase 6 da Marvel nos cinemas, com previsão para estreia em 8 de novembro de 2024. Por enquanto, nenhum nome foi anunciado para o elenco da produção.
Criado por Jack Kirby e Stan Lee, a equipe composta por Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa foi introduzida em Quarteto Fantástico nº 1 em 1961 — o grupo foi o primeiro time de super-herói criado pela dupla. Apesar de amado nos quadrinhos, a equipe nunca conseguiu uma adaptação atraente nos cinemas e as versões da finada 20th Century Fox lançadas em 2005 e 2007, além da desastrosa reinicialização em 2015 dirigida por Josh Trank, não foram bem recebidas pela crítica e pelo público.
Agora nas mãos da Disney, a nova adaptação do quadrinho foi anunciada por Kevin Feige, chefe da Marvel Studios, durante o Disney Investor Day em dezembro de 2020. Na San Diego-Comic, o executivo afirmou que a produção não vai explorar a história de origem dos personagens, afirmando que o público já conhece o básico sobre o Quarteto Fantástico.
Enquanto uns riem, outros choram…
Pulando o muro para o estúdio vizinho, Shakman saiu da produção de Stark Trek pelo motivo mais óbvio possível: problemas de agenda. Em comunicado, a Paramount Pictures anunciou que o cineasta não será mais responsável pela direção da produção prevista para estrear em 22 de dezembro de 2023 — ainda não está claro se a data mudará.
Em desenvolvimento há algum tempo, o próximo filme da franquia Star Trek é visto como uma prioridade pelo estúdio, que espera reunir Chris Pine e a equipe da Enterprise introduzida em Star Trek [2009]. A versão mais recente do roteiro é de Josh Friedman e Cameron Squires, a partir do rascunho escrito por Lindsey Beer e Geneva Robertson-Dworet.
Nos últimos anos, a Paramount começou a desenvolver diversos projetos diferentes ambientados no mundo de Star Trek. Entretanto, todas as produções foram paralisadas e o estúdio optou por seguir com uma quarta parte da série de filmes protagonizada por Pine. Na época do anúncio da produção, o THR reportou que as equipes de representantes dos principais atores da franquia não sabiam que o estúdio anunciaria outro filme. Veja mais na sessão Ué?:
Mudança de ares
A Netflix continua promovendo reestruturação em todos os departamentos com a iminente saída de um dos principais executivos de filmes do streamer. Veterano na indústria, Tendo Nagenda ingressou na Netflix em 2018 como vice-presidente da divisão de filmes, trabalhando em produções como Destacamento Blood [2020], Vingança & Castigo [2021] e o inédito Glass Onion: A Knives Out Mystery [2022].
Antes de entrar na Netflix, Nagenda supervisionou produções da Disney como Cinderela [2015], Rainha de Katwe [2016], A Bela e a Fera [2017], Uma Dobra no Tempo [2018] e Mulan [2020] — onde também trabalhou como produtor. Recrutado por Scott Stuber, chefe de filmes globais do streamer, o executivo ajudou a criar o modelo de desenvolvimento e produção de filmes originais da Netflix. Antes de sair da empresa, Nagenda recusou um cargo para trabalhar como produtor do estúdio, preferindo buscar outras oportunidades de trabalho.
Em 2021, a equipe de filmes do estúdio da Netflix começou a ser liderada por Kira Goldberg e Ori Marmur, promovidos para desenvolver e produzir filmes de grande orçamento para o streamer.
Seis para uma vaga
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou os seis longas-metragens pré-selecionados que concorrem a uma vaga para representar o país na categoria melhor filme internacional no Oscar 2023.
A Mãe, de Cristiano Burlan
A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky
Carvão, de Carolina Markowicz
Marte Um, de Gabriel Martins
Pacificado, de Paxton Winters
Paloma, de Marcelo Gomes
Ao todo, a Academia Brasileira analisou 28 filmes inscritos e habilitados a concorrer à vaga — pela primeira vez, a eleição será realizada em dois turnos. O escolhido será anunciado pela organização no dia 5 de setembro, segunda-feira.
Presidida por Bárbara Cariry, a Comissão de Seleção deste ano é formada por André Pellenz, Barbara Cariry, Cavi Borges, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiúza Zenha, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, José Geraldo Couto, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Maria Ceiça de Paula, Patricia Pillar, Petra Costa, Renata Almeida, Talize Sayegh, Waldemar Dalenogare Neto, Zelito Viana.
Em notícias mais curtas…
Datas anunciadas
O SAG Awards anunciou as datas importantes para o próximo ciclo de votação da premiação, marcada para 26 de fevereiro de 2023. O período de inscrição para os prêmios de cinema e televisão já está aberto, com a fase de votação das indicações começando em 5 de dezembro e terminando em 8 de janeiro — as indicações serão anunciadas em 11 de janeiro. A fase final de votação acontece de 18 de janeiro a 24 de fevereiro, terminando apenas quatro dias antes da cerimônia do 29º Screen Actors Guild Awards.
Até o momento, o SAG Awards permanece sem parceiro de transmissão após a TNT e a TBS abandonarem o programa durante o período de fusão da Warner Bros. Discovery. Segundo a Variety, o sindicato continua buscando uma nova rede para transmitir a premiação.
Ficção científica + thriller = <3
Tessa Thompson e Joseph Gordon-Levitt foram contratados para estrelar Ash, thriller de ficção científica dirigido por Flying Lotus. Na trama, Thompson interpreta uma trabalhadora de uma estação espacial que acorda em um planeta distante para encontrar todos os colegas cruelmente mortos.
Forçada a trabalhar com um homem enviado para resgatá-la (Gordon-Levitt), a investigação sobre o que poderia ter acontecido desencadeia uma terrível sequência de eventos que a fazem questionar sobre a própria inocência.
Com produção executiva de Neill Blomkamp, Ash é baseado em um roteiro original escrito por Jonni Remmler e terá composição do próprio Lotus, também conhecido como Steven Ellison — produtor, compositor, cineasta e rapper vencedor do Grammy Award.
Fora da fila de desemprego
Menos de uma semana após contar que não retornará para a produção da próxima temporada de Euphoria, Barbie Ferreira entrou para o elenco de House of Spoils. Produzido pela Amazon Prime Video e Blumhouse Television, o thriller psicológico dirigido por Bridget Savage Cole e Danielle Krudy foi escrito pela dupla a partir de uma ideia original das diretoras.
Estrelado por Ariana DeBose, House of Spoils segue uma chef ambiciosa que abre o primeiro restaurante em uma remota fazenda. Lutando contra o caos da profissão, um investidor duvidoso e muitas dúvidas, a jovem também encontra problemas quando o poderoso espírito do proprietário anterior da propriedade começa a sabotá-la.
Vale a pena a leitura:
Trajes adolescentes “reveladores”, massagens no set e uma queixa de discriminação de gênero: por dentro do nojento império de Dan Schneider na Nickelodeon (Business Insider)
Novos filmes que você pode assistir na Netflix neste outono [nossa primavera] (Netflix Tudum)
Os 100 melhores filmes dos anos 90 (IndieWire)
Filmes estrangeiros, títulos ingleses e o dilema dos distribuidores (The New York Times)
Críticos e fãs nunca discordaram tanto sobre filmes (Bloomberg)
Veneza: os 6 títulos mais esperados dos principais críticos de cinema (THR)
As 12 melhores performances de Brendan Fraser: de A Múmia a O Homem da Califórnia (Variety)
Das consequências de Batgirl à reinicialização de Superman: todas as minas terrestres enfrentadas pelo próximo chefe da DC (Variety)
Rian Johnson está “ainda mais orgulhoso” de Star Wars: Os Últimos Jedi cinco anos depois (Empire)
Billy Eichner está aqui para combater a homofobia de Hollywood e realizar seus sonhos de comédias românticas gays (Variety)
Cineastas mulheres fazem progresso constante na França (Variety)
John Carpenter ainda é assustador (The New Yorker)
Até a próxima semana, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan