Principal sindicato de entretenimento dos EUA prestes a entrar em greve
Nicolas Cage fazendo faroeste, nova presidente da HFPA e mais
Tempestade no horizonte
Fundada em 1893, a International Alliance of Theatrical Stage Employees é o principal sindicato de entretenimento dos EUA e reúne inúmeras guildas locais e do Canadá. Em atividade há décadas, a IATSE nunca entrou em greve, mas isso pode estar prestes a mudar após as negociações com a Alliance of Motion Picture and Television Producers falharem.
Virtualmente, a aliança representa todos os trabalhadores de bastidores em trabalhos manuais, desde animadores cinematográficos a assistente de palco de teatro. Os mais de 150 mil membros da IATSE trabalham em todas as formas de teatro ao vivo, produção de cinema e televisão, feiras e exibições, transmissão de televisão e concertos, além de oficinas de equipamentos e construção que dão suporta a todas essas áreas da indústria do entretenimento. Nenhuma produção sai do papel sem esses profissionais.
No novo contrato de televisão e cinema proposto pela aliança, os membros pedem modificações em questões econômicas e na carga de trabalho, que incluem dias de trabalho mais curtos, salários melhores, benefícios de saúde, pensão e melhores taxas das “novas mídias”, refletindo o sucesso das produções feitas para o streaming.
As reclamações sobre as condições de trabalho de profissionais below-the-line — termo que se refere à separação dos custos de produção entre roteiristas, diretores, produtores e elenco em geral (above the-line) do resto da equipe de produção — não são inéditas, mas se intensificaram recentemente.
Em agosto, catorze dos principais diretores de fotografia de Hollywood assinaram uma carta pontuando cada reclamação do setor. Assinada por John Lindley, presidente da International Cinematographers Guild, a carta diz que esse é o momento de fazer mudanças significativas na carga horária dos profissionais do ramo, introduzindo períodos de descanso diário e fim de semana de folga para garantir a saúde física e mental da equipe.
Sem acordo, a IATSE deve passar as próximas semanas orientando seus membros sobre a importância das reivindicações e colocar em votação a possibilidade de paralisar o setor.
Vem aí?
Os membros da Hollywood Foreign Press Association elegeram a jornalista alemã Helen Hoehne como a nova presidente da organização. Hoehne, que esteve no Conselho de Diretores de 2012 a 2019 e atuava como vice-presidente da HFPA desde setembro de 2020, e o novo conselho serão responsáveis por supervisionar o plano de reestruturação da associação.
De acordo com a Variety, a jornalista planeja iniciar imediatamente conversas com estúdios, grupos de defesa e meios de comunicação sobre os primeiros passos necessários para as mudanças propostas recentemente. Vamos ver.
Renasceu
Para a alegria dos fãs de Zoey's Extraordinary Playlist, a série de comédia musical foi salva pela Roku após ser cancelada pela NBC. Segundo a Variety, a empresa fabricante de dispositivos de streaming vai produzir com a Lionsgate Television, a produtora da série, um filme natalino para a TV que começará de onde a segunda temporada parou.
Além do filme, a Roku adquirir os direitos de transmissão de todos os 25 episódios da série, que estarão disponíveis no The Roku Channel nos EUA ainda neste ano. O novo contrato representa mais um passo na programação original da Roku. No início deste ano, a empresa adquiriu a biblioteca do falecido Quibi — que descanse em paz no céu dos estúdios.
No Brasil, você encontra as duas temporadas de Zoey's Extraordinary Playlist no Globoplay. Divirta-se!
Fim de um sonho
E para a tristeza de muitos, Phoebe Waller-Bridge deixou a produção da série Mr. & Mrs. Smith devido a diferenças criativas com o colega e produtor executivo Donald Glover. Dizem que sua saída foi amigável e o papel protagonizado pela atriz será reformulado.
A produção da Amazon Studios baseada no filme de Doug Liman foi concebida por Glover, que permanece na série como protagonista, co-criador e produtor executivo. Francesca Sloane, produtora da série Fargo, também permanece no papel de showrunner.
Napoleão encontrou sua Joséphine
Jodie Comer entrou para o elenco de Kitbag, próximo filme dirigido pelo cineasta Ridley Scott. A atriz de Killing Eve interpretará Joséphine de Beauharnais, primeira esposa de Napoleão Bonaparte e Imperatriz da França de 1804 a 1810.
Protagonizado por Joaquin Phoenix, o filme apresentará um olhar original sobre as origens do líder militar e Imperador visto através do seu relacionamento volátil com Joséphine. As filmagens estão previstas para o final do ano.
Um faroeste para chamar de seu
Pela primeira vez em sua carreira, o versátil Nicolas Cage vai estrelar um faroeste. Intitulado The Old Way, o filme — que estará sendo vendido no mercado cinematográfico do TIFF para mercados internacionais — apresentará Cage no papel de Colton Briggs, um ex-pistoleiro que administra uma loja e vive uma vida pacata com sua família.
Entretanto, tudo muda quando uma gangue de bandidos assassina sua esposa a sangue fio. Briggs desenterra sua arma e escolhe uma parceira improvável para a caçada: sua filha de 12 anos. The Old Way é dirigido por Brett Donowho a partir do roteiro de Carl W. Lucas.
Já separa sua pipoca.
Em notícias mais curtas...
Abriu a porteira?
Claramente encorajado pela arrecadação doméstica de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, a Sony decidiu mudar a data de Venom 2 — sim, de novo — para 7 de outubro, uma semana depois de 007 - Sem Tempo para Morrer.
O novo queridinho da Disney
Owen Wilson entrou para o elenco de Haunted Mansion, filme baseado em um dos parques temáticos da Disney. A produção familiar dirigida por Justin Simien a partir do roteiro de Katie Dippold já tem Lakeith Stanfield e Tiffany Haddish no elenco. Nenhum grande detalhe sobre a história foi divulgado.
Híbrido, sim
A Universal Studios fazer um lançamento híbrido do terror Halloween Kills nos EUA, disponibilizando o filme nos cinemas e no Peacock em 15 de outubro. A produção dirigida por David Gordon Green e protagonizada por Jamie Lee Curtis estará disponível para os assinantes do Peacock Premium sem taxa adicional.
Por aqui, só cinema mesmo.
Welcome to the Matrix. Again.
Se você esteve perambulando pela internet, já viu que saiu o trailer de The Matrix Resurrections, o quarto filme da franquia de Lana e Lilly Wachowski — desta vez, Lana assume o roteiro e a direção da produção sozinha.
O novo filme conta com os retornos de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss nos papéis de Neo e Trinity, além de um casting inédito na franquia (Olá, Yahya Abdul-Mateen II).
The Matrix Resurrections estreia em 16 de dezembro.
Se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan.