Netflix continua reformulando setor de animação e promove novas demissões
França pré-seleciona cinco representantes ao Oscar; filme de Gran Turismo; um resumo das próximas animações da Disney; e mais...
Em uma nova série de cortes como parte da reestruturação da empresa, a Netflix Animation demitiu 30 funcionários. Desde o início do outono, o streamer promove a reformulação de vários setores da empresa, sendo a área de animação uma das mais afetadas.
Durante o período, a Netflix Animation começou a ser liderada pela vice-presidente de conteúdo de filmes de animação Karen Toliver e pela vice-presidente de produção de filmes de animação Traci Balthazor. Segundo o THR, as novas demissões refletem o intuito da Netflix de reorganizar a produção de filmes animados. Além das dispensas, o estúdio também cancelou projetos anteriormente anunciados, como Pearl, projeto de Meghan Markle.
Paralelamente, a Netflix Animation está abrindo uma nova instalação na Califórnia para abrigar os projetos originais do estúdio. Atualmente, o streamer está próximo de finalizar diversos filmes, além de já ter concluído alguns deles, como no caso de A Fera do Mar.
Entre os projetos cinematográficos inéditos está o aguardado Pinóquio, dirigido por Guillermo del Toro e Mark Gustafson; Wendell & Wild, do icônico Henry Selick; My Father’s Dragon, de Nora Twomey; The Magician's Elephant, de Wendy Rogers; e a sequência de A Fuga das Galinhas, produzido pela Aardman Animations.
Desde 2020, a unidade de animação recebeu sete indicações ao Oscar nas categorias de animação e curtas, vencendo com o curta-metragem Se Algo Acontecer... Te Amo.
No débito, senhor?
Durante a Goldman Sachs Communacopia & Tech Conference, Bob Chapek, CEO da Walt Disney Company, sinalizou interesse em integrar o Hulu ao Disney+ depois que o conglomerado comprar a participação restante da Comcast.
Segundo Chapek, o desejo é dar ao assinante a possibilidade de acessar conteúdos dos dois serviços de streaming sem precisar pular de um aplicativo para o outro — e, claro, garantir mais alguns milhões de assinantes para o Disney+, o principal serviço da Disney.
O executivo ainda demonstrou interesse em um cronograma mais rápido para a aquisição completa do Hulu antes do prazo de 2024:
“Teríamos que ter propriedade total do Hulu para integrá-lo ao Disney+. Adoraríamos chegar ao ponto final mais cedo, mas isso obviamente exige certa propensão para que a outra parte tenha termos razoáveis para chegarmos lá. E se pudéssemos chegar lá, eu ficaria mais do que feliz em tentar facilitar isso.”
Chapek também reiterou o desejo de manter a ESPN como parte do conglomerado, após o investidor Dan Loeb pedir publicamente para a Disney vender ou desmembrar a marca — após a D23, Loeb recuou da decisão, afirmando ter um “melhor compreensão do potencial da ESPN”.
Vem aí?
Após anunciar reformulação em julho, o comitê francês de submissão ao Oscar pré-selecionou cinco filmes que poderão representar o país na categoria melhor filme internacional. Veja mais sobre as mudanças na sessão Reformulação:
Entre os selecionados, estão Saint-Omer, produção dirigida por Alice Diop vencedora do Leão de Prata e Leão do Futuro no Festival Internacional de Cinema de Veneza; Full Time, um drama dirigido por Eric Gravel; The Worst One, de Lise Akoka e Romane Gueret; Revoir Paris, de Alice Winocour; e One Fine Morning, estrelado por Lea Seydoux e com direção Mia Hansen-Love.
O comitê deste ano é formado pelos agentes de vendas internacionais Hengameh Panahi e Grégoire Melin, os produtores Philippe Rousselet e Didar Domehri, os diretores Jacques Audiard e Michel Gondry, além da executiva Ariane Toscan du Plantier.
A mudança também afetou o processo de seleção dos filmes, já que os produtores ou agentes de vendas devem enviar filmes para avaliação até 1º de setembro. Este ano, 33 filmes foram inscritos, com datas de lançamento entre 1ª de janeiro e 30 de novembro em outro idioma diferente do inglês — a produção não precisa ser filmada em francês, mas a equipe artística deve ser principalmente francesa.
O grupo se reunirá novamente em 23 de setembro para uma audição com produtores, agentes de venda e/ou distribuidores dos EUA de cada filme pré-selecionado.
Cancelado
A Skydance decidiu não continuar desenvolvendo Dallas Sting, um projeto estrelado por Matthew McConaughey com direção de Kari Skogland. O abandono do projeto sobre um time feminino de futebol acontece apenas seis semanas antes do início da produção, após a produtora investir uma quantia considerável em um extenso processo de audição para encontrar jogadoras de futebol reais que pudessem atuar.
Segundo o THR, fontes contaram que a Skydance e os produtores receberam “alegações perturbadoras” sobre aspectos da história real em que o filme seria baseado. Após uma investigação, a produtora desistiu do projeto. Outra fonte a par da decisão observou que a Skydance e os produtores ficaram desapontados com o desfecho, pois acreditavam que a história da equipe merecia ser contada.
Escrito por Liz Flahive e Carly Mensch, a história ambientada em 1984 contaria a história real de um time feminino de futebol de Dallas que viajou para a China e, contra todas as probabilidades, derrotou alguns dos melhores times femininos do mundo. McConaughey interpretaria o técnico Bill Kinder, responsável por liderar a equipe nas vitórias sobre Austrália, Japão e China.
Vrum vrum
David Harbour vai protagonizar a adaptação cinematográfica de Gran Turismo, popular jogo de corrida lançado pela PlayStation em 1997. Produzido pela PlayStation Productions e a Sony Pictures, o projeto terá direção de Neill Blomkamp e roteiro de Jason Hall e Zach Baylin — Kazunori Yamauchi e Hall, os criadores do jogo, atuam como produtores executivos.
O projeto é descrito como o desejo final de um jogador adolescente do Gran Turismo — interpretado por Archie Madekwe — cujas habilidades no jogo lhe rendem uma série de competições da Nissan para se tornar um piloto de corrida profissional. Harbour interpretará um motorista aposentado que ensina o adolescente a dirigir.
Revolucionário na época do lançamento, Gran Turismo ganhou sequências lançadas em várias plataformas da PlayStation nos anos seguintes — supostamente, essa é a franquia da marca PlayStation mais vendida de todos os tempos com mais de 70 milhões de unidades.
A Sony tem planos para lançar Gran Turismo nos cinemas em 11 de agosto de 2023.
Em notícias mais curtas…
Contratado
A Marvel contratou Jeff Loveness para escrever Vingadores: A Dinastia Kang, próximo filme do MCU dirigido por Destin Daniel Cretton.
Ganhando destaque após trabalhar como roteirista da série animada Rick & Morty, essa não é a primeira vez que Loveness trabalha com a Marvel. Recentemente, Loveness escreveu o roteiro de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, produção que conta com Kang como vilão — spoiler: o personagem apareceu pela primeira vez no final da primeira temporada de Loki sendo interpretado por Jonathan Majors.
Vingadores: A Dinastia Kang está previsto para estrear em 2 de maio de 2025 e, até o momento, apenas o nome de Majors está vinculado ao projeto.
(Auto) Homenagem
Em painel na D23, a Disney Animation revelou que a próxima animação do estúdio se chamará Wish, um longa-metragem que seguirá a história da estrela dos desejos presente em diversas histórias do estúdio. Com direção de Chris Buck e Fawn Veerasunthorn, Wish será escrito por Buck em uma nova parceria com Jennifer Lee — a dupla trabalhou no roteiro e na direção de Frozen: Uma Aventura Congelante e Frozen II.
Previsto para estrear em 2023, Wish contará com Ariana DeBose para dar voz à protagonista Asha, uma jovem de 17 anos que vê uma escuridão no reino onde vive que ninguém mais vê. Em um momento de desespero, ela faz um apelo apaixonado às estrelas. A resposta ao desejo de Asha é uma estrela real que cai do céu para ajudar em sua jornada.
O elenco ainda conta com Alan Tudyk como a voz de um bode chamado Valentino.
Separe os lencinhos…
A Pixar anunciou que está trabalhando na sequência de Divertida Mente, prevista para estrear no verão norte-americano de 2024 — o estúdio não especificou se a produção estreará no streaming ou nos cinemas.
Uma das animações mais bem-sucedidas da história recente da Pixar, Divertida Mente faturou US$ 857,6 milhões globalmente e agradou críticos do mundo todo. A história segue Riley, uma garota de 11 anos que está com emoções afloradas após a família mudar de cidade. Uma confusão na sala de controle do cérebro da jovem deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.
Na nova produção, Riley será uma adolescente e enfrentará novas emoções. Divertida Mente 2 terá direção de Kelsey Mann e roteiro de Meg LeFauve, que assumiu o posto no primeiro filme.
Ainda sobre a Pixar…
Também na D23, a Pixar revelou que está trabalhando em Elio, uma animação que se concentrará na história de um garoto de 11 anos que faz o primeiro contato com alienígenas. O filme terá direção de Adrian Molina e produção de Mary Alice Drumm, dupla que trabalhou em Viva – A Vida É uma Festa.
Previsto para estrear em 2024, Yonas Kibreab dará voz ao protagonista, enquanto America Ferrera será a mãe de Elio.
E a última da Pixar…
A Pixar também anunciou o longa-metragem animado Elemental, novo filme do diretor Peter Sohn. A trama conta a história de amor de Ember (um ser feito de fogo com voz original de Leah Lewis) e Wade (um ser feito de água com voz original de Mamoudou Athie), que não podem se tocar e devem viajar por uma cidade onde moradores de fogo, água, terra e ar vivem juntos.
Elemental está previsto para estrear nos cinemas em junho de 2023.
Vale a leitura:
Godard me ensinou a assistir cinema, mesmo enquanto o reinventava (The New York Times)
Bollywood quebrou? Feitiço dos magnatas do cinema sobre a Índia desaparece (Reuters)
Martin Scorsese, Mike Leigh, Abel Ferrara, Claire Denis e mais prestam homenagem à Godard (The Guardian)
Jean-Luc Godard, Enfant Terrible do cinema francês moderno, morre aos 91 anos (THR)
A corrida do ouro de streaming de Hollywood mantém os palcos de som de Ontário em capacidade total, apesar do tropeço da Netflix (THR)
Nicolas Cage sobre as filmagens de seu primeiro western, conselhos para jovens atores e Paddington 2 (THR)
A reação racista a Anéis de Poder é mais a mesma teoria de substituição que provoca medo (Daily Beast)
Como Não Se Preocupe, Querida se tornou tão preocupante? (Vulture) [uma cronologia — bem — detalhada]
Temporada de filmes de verão fracassa, com poucos blockbusters para contar neste outono (WSJ)
Já estou com saudades de filmes maximalistas (Vulture)
John Boyega ressurge (GQ)
Animadores dizem que estão “sem pista” e “confusos” sobre os cancelamentos do HBO Max (Inverse)
Até a próxima semana, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan