Netflix anuncia 25 novas séries e filmes coreanos para 2022
Indicados ao VES Awards, o retorno de Bong Joon Ho, Spike Lee homenageado e mais...
Com o sucesso de produções como Round 6, a Netflix anunciou que lançará 25 filmes e séries originais coreanas no streaming em 2022, dobrando o conteúdo lançado em 2021. O streamer produziu e lançou um total de 15 originais coreanos ano passado e, segundo dados da própria Netflix, as horas globais de exibição de programas do país cresceu seis vezes em comparação com 2019.
Ocupando o posto de série mais assistida da Netflix, Round 6 impulsionou o interesse do público em outros conteúdos coreanos, incluindo a série de fantasia Profecia do Inferno, que ficou em primeiro lugar no Top 10 do streamer em 34 países, e o mistério de ficção científica O Mar da Tranquilidade, que também chegou ao primeiro lugar nas listas semanais dos 10 melhores conteúdos em língua não-inglesa.
Na longa lista divulgada, algumas produções se destacam, como Carter, produção protagonizada por Joo Won sobre um agente que perde a memória e acaba sendo chamado para uma missão misteriosa; o romance 20th Century Girl, com Kim You-jung e Byeon Woo-seok; JUNG_E, ficção científica escrita e dirigida por Yeon San-ho; e Amor com Fetiche, comédia romântica protagonizada por Seo Hyun como uma dominatrix que estreia dia 11 de fevereiro.
A Netflix não disponibilizou uma estimativa precisa de investimento para 2022, mas espera-se que o streamer ultrapasse o meio bilhão de dólares em conteúdo do país investido em 2021. Com mais de 130 títulos coreanos no catálogo, a Netflix é disparado o streaming global com mais conteúdo coreano e não será fácil para a concorrência alcançá-los.
Falando em Netflix…
Ficando abaixo das expectativas do streamer e do mercado, a Netflix divulgou os dados do relatório financeiro do quarto trimestre de 2021, informando um aumento de 8,28 milhões de assinantes. Anteriormente, a empresa previu adições líquidas pagas de 8,5 milhões, enquanto Wall Street esperava 8,3 milhões – a Netflix acumula 221,8 milhões de usuários globalmente.
Porém, a própria Netflix esperava um desempenho menor que o crescimento entre 2017 e 2020, reconhecendo que existe uma "concorrência adicional", mas frisando que continua crescendo onde outros serviços foram lançados.
O relatório também informa as séries e filmes com horas mais vistas do Q4/2021 nos primeiros 28 dias de transmissão. Entre as séries, The Witcher lidera a lista com 484 milhões de horas*, seguido de You com 468 milhões, Emily em Paris com 287 milhões e Cobra Kai com 274 milhões*.
Já na lista de filmes, Alerta Vermelho lidera com 364 milhões de horas, Não Olhe para Cima com 353 milhões*, Imperdoável com 215 milhões, Army of the Dead com 158 milhões e Um Match Surpresa com 134 milhões. Usando dados do Google, a Netflix também frisa que, no geral, as séries do streamer foram responsáveis por seis dos dez programas mais pesquisados globalmente, enquanto dois filmes estão entre os dez.
(*Números projetados)
Ainda sobre a Netflix…
Para minha nossa alegria, o streamer anunciou uma sequência de A Fuga das Galinhas, o filme de stop-motion de maior bilheteria de todos os tempos com quase US$ 225 milhões arrecadados.
Genialmente intitulada Chicken Run: Dawn of the Nugget, a animação que estreia na plataforma em 2023 segue o mesmo clima de comédia de aventura e ação da animação original. A produção contará com as vozes de Thandiwe Newton, Zachary Levi e Bella Ramsey, além dos retornos de Imelda Staunton, Janne Horrocks e Lynn Ferguson. Com direação de Sam Fell (ParaNorman), a produção de Chicken Run: Dawn of the Nugget já começou.
Essa não é a primeira colaboração entre a Netflix e o estúdio de animação britânico Aardman. Em 2021, a dupla lançou o curta de animação musical A Sabiá Sabiazinha, e, após o sucesso da produção, o estúdio afirma que encontrou o parceiro certo — e o momento certo — para voltar ao celeiro mais famoso do cinema.
A Netflix também anunciou o retorno de Wallace & Gromit em uma nova produção cinematográfica. Criados por Nick Park, Wallace é um inventador atrapalhado fanático por queijo que tem como companheiro Gromit, um cachorro antropomórfico inteligente. A produção terá direção do próprio Park com Merlin Crossingham, diretor de criação de Wallace & Gromit na Aardman, a partir do roteiro de Mark Burton. Ainda sem nome, o filme tem estreia prevista para 2024.
(E chega de Netflix por hoje.)
No crédito ou no débito?
A distribuidora, streamer e produtora MUBI adquiriu as empresas de vendas e produção alemãs The Match Factory e Match Factory Productions. Segundo a Variety, a MUBI manterá a equipe que administra a The Mach Factory e permanecerá focada em negócios e projetos já em desenvolvimento. Além de manter os escritórios em Berlim e Colônia, as empresas também vão expandir para a sede da MUBI em Londres e escritórios em Nova York e Los Angeles.
Recentemente, a MUBI comprou da The Match Factory as produções Great Freedom e Prayers for the Stolen, dois filmes com potenciais chances de serem indicados ao Oscar de melhor filme internacional em 2022.
Visual Effects Society
Com Duna liderando as indicações, a Visual Effects Society divulgou a lista de nomeados ao 20th Visual Effects Society Awards. Ainda analisando o formato e a data para a cerimônia de 2022, os membros do sindicato indicaram em seis categorias a adaptação de Denis Villeneuve do clássico de ficção científica escrito por Frank Herbert, incluindo a categoria principal de efeitos excepcionais em recurso fotorrealista.
Completam a principal categoria da premiação Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, com quatro indicações totais na premiação; Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Godzilla vs Kong, com três indicações cada; além de Matrix Resurrections e 007 - Sem Tempo para Morrer. Ao lado de Viúva Negra, Eternos, Free Guy e Ghostbusters - Mais Além, os seis filmes também estão na shortlist do Oscar de efeitos visuais.
Em apenas três dos últimos dez anos — e apenas uma vez nos últimos cinco —, o vencedor da categoria principal da VES ganhou o Oscar de efeitos visuais: As Aventuras de Pi em 2013, Gravidade em 2014 e Mogli: O Menino Lobo em 2017. Entre os filmes de animação, a Disney domina com seis indicações para Encanto, seguido de Raya e o Último Dragão e Luca com cinco cada.
Veja a lista completa de indicados.
Vem aí o retorno do Bongão
Para alegria geral da nação, Bong Joon Ho retorna ao posto de diretor em uma ficção científica produzida com a Warner Bros. Segundo o THR, o ator Robert Pattinson está em negociações para protagonizar o projeto baseado em Mickey7, próximo livro do autor Edward Ashton.
Descrito como um encontro entre Perdido em Marte, de Andy Wier, e Matéria Escura, de Blake Crouch, a história se concentra em Mickey7, um homem em uma expedição para colonizar o mundo de gelo Niflheim. Visto como dispensável, ele assume empregos arriscados para qualquer outra pessoa e, quando morre, ele se regenera como um clone com a maioria de suas memórias intactas. Quando Mickey7 é dado como morto, ele retorna à base da missão apenas para ver que um novo clone, Mickey8, tomou seu lugar.
Adiado
Com a rápida disseminação da variente Ômicron nos EUA, o conselho da ASIFA-Hollywood anunciou que o 49º Annie Awards foi adiado de 26 de fevereiro para 12 de março e se tornou um evento virtual. Em comunicado assinado por Frank Gladstone, diretor executivo da ASIFA, o sindicato informou que a mudança de data permitirá que a equipe de produção da premiação possa reunir e editar a quantidade de material adicional necessáro para fazer a cerimônia virtual.
Este ano, Raya e o Último Dragão (Disney) lidera as indicações de longa-metragem com 10 nomeações, seguido por Encanto (Disney) com nove, e Luca (Pixar) e A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (Sony Animation Pictures/Netflix) com oito cada.
Em notícias mais curtas…
Cinebiografia musical
Daniel Radcliffe interpretará “Weird Al” Yankovic em cinebiografia exclusiva do The Roku Channel. Intitulada Weird: The Al Yankovic Story, a produção vai explorar todas as facetas da vida de Yankovic e a jornada pessoal e profissional da criança prodígio talentosa até a consolidação da carreira musical.
Com filmagens iniciando em Los Angeles no início de fevereiro, Weird: The Al Yankovic Story foi escrito pelo próprio Yankovic com Eric Appel, que também assume a posição de diretor e produtor executivo.
Pausa
Protagonizado por George Clooney e Julia Roberts, a comédia romântica Ticket to Paradise interrompeu a produção na Austrália devido a um grave surto de covid no estado de Queensland. Segundo a Variety, a produção começou no ano passado em vários locais do estado e estava próxima de ser concluída.
Relatórios locais dizem que a produção de Ticket to Paradise ficará paralisada por três meses, mas não está claro quando as filmagens poderão continuar — Clooney e Roberts já retornaram aos EUA. Dirigido por Ol Parker, o filme acompanha dois pais divorciados que correm para Bali para impedir que a filha se case prematuramente.
Inicialmente, a Universal havia programado o filme para ser lançado nos cinemas em setembro, mas o estúdio transferiu a data para outubro. Porém, com a paralisação de três meses, manter a data atual pode ser um desafio.
Voz
Elliot Page embarcou como produtor executivo de Nel Mio Nome (Into My Name), documentário sobre um grupo de amigos que embarcam na transição da identidade de gênero feminina para masculina em diferentes momentos de suas vidas.
Dirigido pelo cineasta italiano Nicolò Bassetti, Nel Mio Nome está enraizado na experiência do diretor como a transição do próprio filho Matteo:
“Minha experiência pessoal como pai me permitiu, como diretor, encontrar a segurança necessária para abordar os protagonistas desta história, mergulhar em suas emoções e estabelecer uma relação íntima construída sobre confiança e cumplicidade.”
A produção estreará no Festival Internacional de Cinema de Berlim este ano.
Merecido (e atrasado)
O Directors Guild of America anunciou que o cineasta Spike Lee receberá o prêmio pelo conjunto da obra por realização distinta na direção de filmes, a principal honra da organização. Lee será homenageado durante a 74ª DGA Awards, que acontece em 12 de março — as indicações deste ano serão anunciadas em 27 de janeiro.
Apenas 35 diretores foram homenageados com o prêmio especial, incluindo Frank Capra, Orson Welles, Alfred Hitchcock, Billy Wilder, Miloš Forman e Steven Spielberg — Ridley Scott é o homenageado mais recente, recebendo o prêmio de 2017.
Homenagem merecida (parte 2)
Por contribuições na indústria cinematográfica, George Lucas e Kathleen Kennedy serão homenageados pelo Producers Guild of America com um Milestone Award 2022. A dupla será reconhecida por contribuições individuais e pela liderança da Lucasfilm, que comemora 50 anos — empresa que Lucas criou na década de 1970 e liderou até outubro de 2012, quando vendeu o estúdio para a Disney pela bagatela de US$ 4 bilhões.
Veterana em Hollywood, Kennedy foi parceira da Kennedy/Marshall Co. com o produtor Frank Marshall por 20 anos antes de se tornar presidente da Lucasfilm. Antes disso, a dupla — casada desde 1987 — co-fundou a produtora Amblin ao lado de Steven Spielberg.
A homenagem acontecerá no 33º Producers Guild Awards, previsto para 19 de março.
Vale a pena a leitura:
Perder Sidney Poitier nos lembra que apenas quatro homens negros ganharam o prêmio de melhor ator (Variety)
Marilyn Monroe “nunca foi uma vítima”: sete maneiras pelas quais ela planejou sua carreira (Vanity Fair)
Katie Mitchell é a primeira: Criadores de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas se reúnem para discutir a criação de um momento monumental para a representação LGBTQ+ na animação (Netflix Queue)
Academia surpreende a lendária estrela infantil Hayley Mills ao substituir seu Oscar perdido (THR)
A Crônica Francesa: leia o roteiro da ode de Wes Anderson ao The New Yorker à França (Deadline)
Jesse Plemons: a estrela inabalável explora as profundezas da solidão em Ataque dos Cães (Netflix Queue)
“Dirigir é uma negociação de reféns com a realidade”: Pedro Almodóvar, Jane Campion, Guillermo del Toro e a mesa redonda de diretores do THR (THR)
Maggie Gyllenhaal: A atriz que virou diretora deixa sua marca com A Filha Perdida (Netflix Queue)
De Awkwafina à Lonely Island: quem deve apresentar o Oscar? (Variety)
Até a próxima semana, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan