Dos consoles para as telas: Netflix planeja adaptar BioShock
Osesp apresenta trilha sonoras memoráveis, filme do Supergêmeos(!), novidades sobre a Paramount e mais...
Em parceria com a Take-Two Interactive, a Netflix está desenvolvendo uma adaptação cinematográfica da franquia de jogos BioShock — o acordo está em andamento há quase um ano.
Lançado em 2007 pela 2K Games, uma subsidiária da Take-Two, o jogo de tiro em primeira pessoa apresenta uma cidade subaquática em ruínas, onde uma sociedade fragmentada vive em uma guerra civil com muitos habitantes viciados ou usando um soro geneticamente aprimorado que dá poderes às pessoas. O personagem do jogador, conhecido como Jack, chega ao local após sobreviver a um acidente e precisa desvendar os segredos da cidade.
Não é a primeira vez que um projeto cinematográfico do jogo é explorado. Na última década, uma adaptação esteve nas mãos da Universal Pictures e do diretor Gore Verbinski, mas o orçamento e a alta classificação etária geraram preocupações no estúdio.
Há alguns anos, a Netflix começou a investir em adaptações e expansões de universos de jogos, garantindo um histórico bem-sucedido com séries como as animações Arcane e Castlevania. Atualmente, diversas adaptações de jogos para animações estão em processo de desenvolvimento no streamer, como Splinter Cell, Assassin’s Creed, Cyberpunk: Edgerunners, Tomb Raider, Sonic Prime, Far Cry & Captain Laserhawk: A Blood Dragon Remix e The Cuphead Show! — que estreia hoje. A Netflix também está trabalhando em projetos live-action de Resident Evil, Assassin’s Creed, Beyond Good and Evil, The Division e Dragon’s Lair.
Em novembro, o streamer anunciou que a divisão de jogos começou a dar os primeiros passos para desenvolver a primeira linha de jogos mobiles para assinantes do serviço em todo o mundo.
“Galvão? Mudou!”
Inesperadamente, o CEO Bob Bakish anunciou que a ViacomCBS será conhecida apenas como Paramount — legalmente, a empresa controladora se chama Paramount Global. Há alguns anos, a Viacom e a CBS concordaram em refundir as duas empresas, combinando os dois nomes.
Segundo o memorando enviado para os funcionários, o objetivo da mudança de nome é dar ao conglomerado um nome global icônico e refletir o poder do conteúdo produzido pelas marcas Paramount Pictures, Showtime, Paramount Television Studios e Paramount Network.
“Por mais de um século, o nome Paramount tem sido sinônimo de grande entretenimento e liderança na indústria. Faz parte da nossa história, como pioneiros da Era de Ouro de Hollywood.”
Ao reagir ao novo nome, o apresentador Stephen Colbert comentou que ninguém sabia da novidade e contou que os funcionários acabaram de completar a chata mudança de email de CBS para ViacomCBS. Ops!
Vida longa e próspera
Durante apresentação no Paramount Investors Day, o estúdio anunciou que está trabalhando em mais filme da franquia de Star Trek. A continuação terá direção de Matt Shakman a partir do roteiro de Josh Friedman e Cameron Squires, baseado em um rascunho de Lindsey Beer e Geneva Robertson-Dworet.
Segundo J.J. Abrams, a produção será filmada até o final do ano e contará com Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Karl Urban, John Cho e Simon Pegg retornando à franquia — os atores estiveram em Star Trek, de 2009, Além da Escuridão - Star Trek, de 2013, e Star Trek: Sem Fronteiras, de 2016.
Nos últimos anos, a Paramount começou a desenvolver diversos projetos diferentes ambientado no mundo de Star Trek. Entretanto, todas as produções foram paralisadas quando Emma Watts se tornou presidente do Paramount Motion Pictures Group — Watts saiu do cargo em setembro de 2021.
Um desses projetos era uma sequência que reuniria o Kirk de Pine com o falecido pai — interpretado por Chris Hemsworth, reprisando o papel do filme de 2019—, mas a produção não foi para frente depois que o estúdio supostamente não conseguiu fechar um acordo com os atores.
Os protocolos continuam (por enquanto…)
Pelo menos até 30 de abril, as equipes de cinema e televisão continuarão a aderir aos protocolos de segurança sanitária do setor — os protocolos exigem máscaras, distanciamento e testes regulares.
Desde o início de fevereiro, os sindicatos de Hollywood estavam negociando uma atualização dos protocolos com a Alliance of Motion Picture and Television Producers. Essa é a primeira vez que as exigências foram alteradas desde a introdução do mandato vacinal pela primeira vez.
A partir de 15 de março, a definição de “totalmente vacinado” incluirá a exigência de uma dose de reforço. A vacinação ainda pode ser obrigatória apenas para atores e outras pessoas que trabalham com eles em set — área conhecida como Zona A.
Primeira batalha perdida
A Village Roadshow perdeu a rodada inicial da briga legal com a Warner Bros. sobre o lançamento de Matrix Resurrections, após um juiz se recusar a permitir que a empresa entrasse com um pedido de limitar, suspendendo a suspensão de litígio — pelo menos por enquanto.
Veja mais sobre o caso na sessão Nosso Amigo Processinho da edição da semana passada:
A decisão do juiz barra a tentativa da Village Roadshow de prosseguir com o caso de quebra de contrato. Essencialmente, a Warner Bros. argumentou que, se existia tanta urgência, a empresa deveria ter entrado com o processo há meses. O caso permanecerá pausado até uma audiência em 11 de março, quando um juiz considerará as questões que levaram a cofinanciadora a abrir o processo.
A Village Roadshow também buscou uma ordem judicial que exigisse que o estúdio lançasse seus filmes exclusivamente nos cinemas. Porém, segundo a Warner Bros., não existe em contrato o compromisso de lançar o filme exclusivamente nos cinemas, afirmando que o acordo de distribuição entre as partes garantia um “lançamento amplo” de Matrix Resurrections em pelo menos 1.000 telas — o acordo não proibia o lançamento simultâneo nos cinemas e no streaming.
Ativar!
A Warner Bros. contratou Adam Sztykiel para escrever e dirigir um longa-metragem live-action baseado nos Supergêmeos. Intitulado Wonder Twins, o projeto será lançado na HBO Max e nenhuma informação sobre o enredo foi divulgada. Recentemente, Sztykiel trabalhou como roteirista de Black Adam, filme da DC previsto para estrear em 29 de julho.
Criados pela Hanna-Barbera para o desenho Super Amigos, Zan e Jayna são dois irmãos alienígenas que podem ativar os poderes quando juntam as mãos. Posteriormente, os personagens apareceram em quadrinhos baseados na série animada, além de serem introduzidos no principal universo da DC Comics.
Desde então, Zan e Jayna apareceram em outras mídias e se tornaram focos de piadas constantes sobre as habilidades da dupla — Jayna pode se transformar em qualquer animal, enquanto Zan se transforma em muitas formas de água… 🙃
Em notícias mais curtas…
Mais um
Jack Quaid entrou para o elenco de Oppenheimer, próximo filme do cineasta Christopher Nolan — o elenco inclui Cillian Murphy, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon, Florence Pugh, Rami Malek e Benny Safdie.
Previsto para estrear em julho de 2023, a Universal descreve a cinebiografia de J. Robert Oppenheimer, um dos cientistas por trás da bomba atômica, como um “thriller épico que leva o público ao paradoxo pulsante do homem enigmático que deve arriscar destruir o mundo para salvá-lo”. O roteiro foi escrito pelo próprio Nolan, que também está produzindo o filme com sua esposa e parceira criativa, Emma Thomas.
Música + Cinema
Entre os dias 24 e 27 de fevereiro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta a Sinfonia de Cinema, um programa que combina trilhas sonoras cinematográficas inesquecíveis e peças orquestrais feitas para séries de TV.
Com regência de Wagner Polistchuk e apresentação de Marina Person, as apresentações também contarão um pouco da história das produções. As performances acontecerão na Sala São Paulo*, custando R$ 50,00 cada — a apresentação de sexta-feira (25/02) será transmitida ao vivo, às 20h30, no YouTube da Osesp.
O programa conta com temas de Frozen, Os Incríveis, 007, Indiana Jones, Senhor dos Anéis, Star Wars e muitos outros, além da icônica fanfarra da falecida 20th Century Fox, atual 20th Century Studios.
*Para frequentar a Sala São Paulo, a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 — pelo menos da 1ª dose — é obrigatória.
Ainda sobre o Paramount Investors Day…
Focado em competir com os outros serviços de streaming, o estúdio anunciou que a partir de 2024 todos os filmes da Paramount Pictures serão lançados no Paramount+ após a estreia nos cinemas.
Apesar do estúdio lançar filmes inéditos simultaneamente nos cinemas e no streaming durante a pandemia, o CEO da Paramount Pictures, Brian Robbins, afirmou que continua comprometido com lançamento exclusivo nos cinemas para vários filmes— incluindo produções enormes como Top Gun: Maverick e a franquia Missão: Impossível.
Aindo no território dos filmes, a Paramount também anunciou que está desenvolvendo o terceiro filme de Sonic e a parte três de Um Lugar Silencioso, que ainda não tem diretor ou roteirista e estreia em 2025.
Uma última da Paramount…
Anunciado anteriormente, a Paramount está reunindo grande parte do elenco principal do filme de Teen Wolf, com ausências de Dylan O'Brien, Arden Cho e Tyler Hoechlin.
Retornam para o universo da série Tyler Posey, Holland Roden, Shelley Hennig, Crystal Reed, Orny Adams, Linden Ashby, JR Bourne, Seth Gilliam, Colton Haynes, Ryan Kelley, Melissa Ponzio e Dylan Sprayberry.
Programado para estrear no Paramount Plus, o filme terá roteiro e direção de Jeff Davis, criador de Teen Wolf. Esse é apenas um dos vários projetos que Davis está trabalhando para o streaming sob um acordo geral com a MTV Entertainment Studios.
O encontro entre Pantera Negra e Percy Jackson
A Westbrook Studios, de Will Smith, e a Yoruba Saxon, de David Oyelowo, fizeram uma parceria com a Netflix para produzir a adaptação cinematográfica do ainda inédito Onyeka and the Academy of the Sun.
Baseado no próximo livro da autora, jornalista e educadora de cuidados capilares Tolá Okogwu, a história companha uma adolescente que descobre que tem poderes e viaja para a Nigéria para aprender mais sobre suas origens, onde é revelado que existe uma ameaça à sua comunidade mágica.
Descrito como o encontro entre Pantera Negra e Percy Jackson, o livro é o primeiro de uma série literária infantil de ação que será publicada em junho. A adaptação cinematográfica deve ter roteiro de Ola Shokunbi, que levou o projeto para a Netflix.
Vale a pena a leitura:
Crossroads: Amigas para Sempre de Britney Spears completa 20 anos: a diretora Tamra Davis compartilha memórias sobre trabalhar com pop star (Variety)
Alexander Skarsgård fala com Kirsten Dunst sobre prazer e dor (Interview)
Bullying, assédio e discriminação são comuns na indústria cinematográfica do Reino Unido, de acordo com o Film and TV Charity Report (Variety)
Da vacinação ao Twitter, o Oscar 2022 está se esforçando para atender às demandas comerciais da ABC (IndieWire)
O Oscar está dando ao Film Twitter muito poder (Vulture)
A Casa de Hollywood (Vanity Fair)
Jake Gyllenhaal reconsidera: Ele tem 41 agora. Trabalha há décadas. Apareceu em dezenas de filmes. Serviu como saco de pancadas da Internet. Agora ele está repensando suas prioridades (Esquire)
Até a próxima semana, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan