Disney lança nova animação da Pixar exclusivamente no Plus
Especial Jacques Tati na MUBI, cursos culturais gratuitos, mudanças no Berlinale e mais...
Seguindo o caminho de Soul e Luca, Red: Crescer é uma Fera estreará exclusivamente no Disney Plus. O anúncio feito pelo estúdio surge após o aumento no número de infectados pela covid-19 nos EUA e ao redor do mundo. Dirigida por Domee Shi, a animação segue uma chinesa-canadense de 13 anos (Rosalie Chiang) que se transforma em um panda-vermelho gigante sempre que está muito animada ou estressada.
Segundo comunicado divulgado por Kareem Daniel, presidente da Disney Media & Entertainment Distribution, os assinantes do Disney Plus “abraçaram com entusiamo” as produções da Pixar que estrearam exclusivamente no serviço. Com a demora na recuperação das bilheterias, principalmente para filmes familiares, o estúdio quer manter a flexibilidade de distribuição, priorizando a entrega de conteúdo ao público em todo o mundo.
Por enquanto, o spin-off de Toy Story, Lightyear, permanece programado para estrear nos cinemas em 17 de junho.
Entretanto, segundo o Insider, a notícia foi recebida com choque e desapontamento por funcionários da Pixar. Em condição de anonimato, a publicação conversou com profissionais que expressaram decepção com a escolha, já que esperavam que a produção marcasse o retorno do estúdio aos cinemas — Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica foi último filme da Pixar lançado nos cinemas. Apesar do sentimento, funcionários afirmaram que ninguém reprovou a decisão devido ao alto número de infecções por Ômicron nos EUA, especialmente em crianças.
Chegando ao Disney Plus em 11 de março, o elenco de voz de Red: Crescer é uma Fera inclui Sandra Oh, Maitreyi Ramakrishnan, Ava Morse, Hyein Park, Orion Lee, Wang Ching Ho, Tristan Allerick Chen e Addie Chandler, além de Billie Eilish e Finneas O'Connell como compositores das músicas originais do filme, que será interpretada pela banda fictícia 4*Town.
Cultura
As intituições Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, que formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, estão promovendo uma série de atividades culturais no período das férias.
Em formato híbrido, a Casa Guilherme de Almeida oferecerá cursos voltados para o cinema nacional, como História e Cinema no Brasil: pêndulo entre fato e representação, que contará com encontros presenciais para, no máximo, 20 participantes na Sala Cinematographos do Anexo do museu. As inscrições estão abertas até 20 de janeiro. Você também pode assistir ao curto pelo Zoom.
Ministradas por Humberto Pereira da Silva, professor de História do Cinema na FAAP, crítico de cinema e membro da Abraccine, as aulas acontecem nos dias 26 e 31 de janeiro e 2, 7, 9 e 14 de fevereiro, das 19h às 21h.
Nos dias 1, 8, 15 e 22 de fevereiro, das 19h às 21h, Cyntia Calhado, jornalista, curadora, pesquisadora e professora universitária dos cursos de Comunicação e Audiovisual, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, coordena o curso Identidade em Walter Salles. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro e o curso será mestrado pelo Zoom.
Na Casa Mário de Andrade, o curso Panorama do cinema indígena debate as produções cinematográficas realizadas por diretores indígenas. A cada encontro, um cineasta convidado exibirá trechos de seus filmes e apresentará seu trabalho. As aulas estão programadas para os dias 20 e 27 de janeiro, 3 e 10 de fevereiro, das 19h às 21h, pelo Zoom, e com a mediação de Cristina Flória, especializada em Gestão Cultural pelo Senac/SP, cientista social pela PUC-SP e dirigiu o documentário Piõ Höimanazé - a mulher Xavante em sua arte. Veja mais informações sobre o curso aqui.
Cronograma de convidados(as):
20/01 - Divino Tserewahú: Cineasta Xavante da aldeia de Sangradouro, município de General Carneiro - MT;
27/01 - Alberto Alvares: Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandeva - MS;
3/02 - Marcia Djerá Retê Mirim: Pertence ao povo Mbya Guarani - SP;
10/02 - Caimi Wassé Xavante: Pertence ao clã Poreza'õno e grupo Hötörã - MT.
Todas as informações sobre os cursos estão disponíveis no site da Rede de Museus-Casas Literários. A série de atividades culturais também traz conteúdo literário nacional. Veja todas as informações no site da Casa das Rosas e Casa Mario de Andrade.
Menor e mais seguro(?)
O Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou mudanças na edição de 2022 devido ao — adivinha? — número de casos de coronavírus na Alemanha, introduzindo novas medidas de segurança sanitária. Além de cortar três dias da programação oficial, a organização vai exigir que os participantes estejam totalmente vacinados ou recentemente recuperados de uma infecção por COVID-19, além de um teste negativo recente.
Para aumentar o distanciamento social, o festival também reduzirá a capacidade de assentos nos cinemas em 50% e cancelará todas as festas, eventos públicos e recepções programadas. Entretanto, o festival ainda permitirá que as equipes dos filmes andem pelo tapete vermelho e conversem com a imprensa em frente ao Berlinale Palast, o principal local do festival.
Berlinale acontece de 10 a 16 de fevereiro.
Habemus compositora
A compositora Laura Karpman será a responsável por fazer a trilha sonora de The Marvels, sequência de Capitã Marvel [2019] produzida pela Marvel Studios. Ela será a segunda compositora feminina a trabalhar em um filme do estúdio — a primeira foi Pinar Toprak, que trabalhou na produção de 2019.
Entretanto, essa não será a primeira vez de Karpman no MCU. Em 2021, a compositora trabalhou na trilha de What If…?, primeira série animada do estúdio. Além de um longo e frutífero trabalho na indústria, Karpman dirige um estúdio exclusivamente feminino e é fundadora da Alliance of Women Film Composers. Ela foi a primeira compositor americana empossada pelo ramo de música da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e, posteriormente, foi eleita para ser a primeira governadora do ramo na organização.
Com direção de Nia DaCosta, The Marvels tem roteiro de Megan McDonnell, roteirista de WandaVision, e será novamente estrelado por Brie Larson como Carol Danvers. A produção também conta com Teyonah Parris como Monica Rambeau, reprisando o papel que interpretou em WandaVision. Nenhuma informação sobre a trama foi divulgada, mas a atriz Iman Vellani será uma das estrelas da produção como Kamala Kahn, que idolatra a Capitã Marvel.
The Marvels está previsto para estrear em 17 fevereiro de 2023.
O BAFTA vem aí
Após revelar que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa não cumpria os critérios de elegibilidade para ser indicado ao BAFTA, a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas revelou a longlist de indicados em 24 categorias para a premiação de 2022.
A segunda rodada de votação, que determina as indicações nas categorias votadas pelos membros, será aberta entre 14 e 27 de janeiro. As indicações serão anunciadas em 3 de fevereiro, com a terceira e última rodada de votações acontecendo entre 9 de fevereiro e 8 de março. O BAFTA acontece em 13 de março.
Na primeira rodada de votações, 007 — Sem Tempo para Morrer, Belfast e West Side Story estão entre os principais filmes anunciados. Na categoria de Melhor Filme, 217 filmes foram submetidos à consideração e quinze produções passaram para a segunda rodada. Esta é a única categoria votada por todos os membros da organização em todas as rodadas.
Confira longlist da categoria:
Being The Ricardos
Belfast
CODA
Não Olhe para Cima
Duna
Casa Gucci
King Richard
Licorice Pizza
007 — Sem Tempo para Morrer
A Crônica Francesa
A Filha Perdida
Ataque dos Cães
A Tragédia de Macbeth
Tick Tick...BOOM!
West Side Story
Veja a longlist completa aqui.
Em notícias mais curtas…
A volta do host
Durante uma turnê de imprensa virtual promovida pela Television Critics Association, Craig Erwich, presidente da Hulu Originals & ABC Entertainment, anunciou que o 94º Oscar terá um host. Está será a primeira cerimônia da Academia com apresentador desde 2018 — Jimmy Kimmel, apresentador da ABC, foi host do Oscar em 2017 e 2018.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também anunciou que Glenn Weiss será diretor da premiação pela sétima vez consecutiva. Segundo Will Packer, produtor da premiação em 2022, o Oscar “precisa de alguém com profundo conhecimento técnico e insights criativos para criar o show”.
Celebrado pela habilidade de lidar com situações inusitadas — especialmente durante memorável troca de envelopes no 89º Oscar, que rendeu à Moonlight o maior prêmio da noite —, Weiss é vencedor de 14 Primetime Emmys por trabalhos em programas de variedades especiais.
O 94ª Oscar está previsto para acontecer em 27 de março.
Férias com Sr. Tati
A MUBI, serviço global de streaming com curadoria, vai apresentar um especial em homenagem ao diretor, escritor e ator francês Jacques Tati (1907 - 1982). Intitulado Férias com Sr. Tati, a seleção de filme terá quatro de suas produções mais famosas: Carrossel da Esperança [1949], Meu Tio [1958] — ambos já disponíveis na plataforma —, Playtime – Tempo de Diversão [1967], disponível a partir de 17/1, e As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco [1971], disponível a partir de 25/1.
Divirta-se!
Adições
Rebecca Front, Corey Johnson e Ethan Kai entraram no elenco de Batgirl, produção da Warner Bros. e DC Film para a HBO Max. Atualmente em produção em Glasgow, o filme é protagonizado por Leslie Grace, como Barbara Gordon, e estrelado por J.K. Simmons como Comissário Gordon, reprisando seu papel em Liga da Justiça.
Os detalhes da trama estão sendo mantidos em sigilo, mas Batgirl contará com Michael Keaton em seu retorno como Bruce Wayne/Batman e Brendan Fraser como o vilão. Entretanto, nenhuma descrição sobre os personagens foi revelada. Sem data de lançamento definida, Batgirl terá roteiro de Christina Hodson e direção da dupla Adil El Arbi e Bilall Fallah.
Revivendo outra franquia
Jon Watts se uniu à equipe criativa por trás do relançamento da franquia de terror Premonição. Intitulado Final Destination 6, o cineasta assume como produtor, além de trabalhar no tratamento e na história do filme, que terá roteiro de Lori Evans Taylor e Guy Busick.
Lançada pela New Line em 2000, a franquia Premonição foi um inesperado sucesso para o estúdio. O conceito centrado em um personagem que tem uma premonição de um evento mortal, engana a morte e salva outras pessoas no processo, apenas para ser perseguido pela morte, é facilmente adaptável em diferentes cenários e personagens.
Dirigido por James Wong, o primeiro filme faturou US$ 112 milhões em bilheterias globais com um orçamento de US$ 23 milhões. Quatro sequências foram lançadas, arrecadando quase US$ 700 milhões em todo o mundo — Premonição é a terceira maior franquia de terror da New Line, ficando atrás apenas dos mais de US$ 2 bilhões gerados pelas produções do universo de Invocação do Mal e de It, que arrecadou US$ 1 bilhão com os dois filmes.
Final Destination 6 estreará no HBO Max em uma data ainda não divulgada.
Vale a pena a leitura:
Dez diretores para ficar de olho em 2022 (Variety)
Corrida da trilha sonora original do Oscar oferece muitas opções, com Hans Zimmer e Jonny Greenwood liderando o grupo (Variety)
Halle Berry escreve tributo a Sidney Poitier: “Um anjo cuidando de todos nós” (Variety)
Poderosa carta de agradecimento de Jonathan Majors a Sidney Poitier: “Nós te protegemos!” (THR)
Quando o som habita o estado emocional, de Noite Passada em Soho a Tick, Tick... Boom! (THR)
Como a morte da irmã inspirou a missão incansável de Bob Saget para encontrar a cura para a esclerodermia (THR)
Artistas não-brancos pressionam por mais inclusão na indústria de animação (Variety)
Surto de Ômicron incita o caos no calendário de eventos de Hollywood: “Ninguém sabe realmente para onde isso está indo” (THR)
O que Ridley Scott aprendeu: “Nós não sabemos merda nenhuma” (THR)
Até a próxima semana, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan