Cinemateca reabre com homenagem ao cineasta José Mojica Marins
Bastidores da saída de Justin Lin de Fast X; Quarteto Fantástico perde diretor; e mais...
Responsável pela preservação e difusão do maior acervo audiovisual do país, a Cinemateca Brasileira reabre as portas para o público nos dias 13, 14 e 15 de maio (sexta, sábado e domingo). Sob nova direção, a instituição apresenta a Mostra O Cinema Sem Medo de Mojica em homenagem ao cineasta José Mojica Marins, um ícone do terror mundial que faleceu em fevereiro de 2020.
Focando em filmes pouco exibidos do mestre do terror, a mostra terá exibições de A Praga, Encarnação do Demônio, Trilogia de Terror, O Despertar da Besta, e O Exorcismo Negro. A seleção ainda conta com A Última Praga de Mojica, documentário focado no processo de resgate e finalização de A Praga.
Filmado em 1980, A Praga permaneceu inacabado por mais de 20 anos por falta de recursos. Em 2007, o produtor Eugênio Puppo descobriu as latas do filme perdidas no escritório do cineasta e começou o processo de juntar os originais e filmar cenas adicionais, incluindo o retorno de Mojica como Zé do Caixão apresentando a história. Após a morte do cineasta, Puppo finalizou o média-metragem e apresentou A Praga pela primeira vez em outubro de 2021, no Festival de Cinema de Sitges, realizado na Espanha.
A programação também inclui uma mesa com André Barcinski, biógrafo de Mojica, Paulo Sacramento e Dennison Ramalho, dois dos realizadores de Encarnação do Demônio. A mesa acontece no dia 14 de maio, sábado, na Sala Grande Otelo. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.
Confira a programação:
Dia 13 de maio, sexta-feira, na área externa
(500 lugares)
19h: Abertura
20h: A Última Praga de Mojica (17 min) e A Praga (52 min)
Dia 14 de maio, sábado, na Sala Grande Otelo
(210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
16h: Mesa com André Barcinski, Dennison Ramalho e Paulo Sacramento
18h: Encarnação do Demônio (94 min)
20h: Trilogia de Terror (101 min)
Dia 15 de maio, domingo, na Sala Grande Otelo
(210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
18h: O Despertar da Besta (Ritual dos Sádicos) (92min)
20h: Exorcismo Negro (100 min)
SERVIÇO
Mostra O CINEMA SEM MEDO DE MOJICA
Cinemateca Brasileira | Sala Grande Otelo
Largo Senador Raul Cardoso, 207 — Vila Mariana
✨ Fofoca ✨💅
O THR publicou uma matéria contando os bastidores da saída do diretor Justin Lin de Fast X, próximo filme da franquia Velozes e Furiosos. Segundo a publicação, Lin teve um “grande desentendimento” com Vin Diesel no dia 23 de abril, três dias antes de anunciar a saída da direção da produção.
Responsável pela elaboração do roteiro, o cineasta acreditava que a Universal Pictures e Diesel bloqueavam o roteiro elaborado por ele — na reunião do dia 23, o ator surgiu com novas ideias para serem introduzidas no filme. Enquanto tentava delimitar o envolvimento do estúdio na escrita ainda em desenvolvimento, Lin aparentemente se incomodou quando a Universal informou que enviaria um roteirista para polir os diálogos de alguns dos atores.
A reunião foi a gota d’água para a desgastada relação, com uma fonte afirmando que Lin teria dito que “este filme não vale a minha saúde mental”. Tanto o cineasta quanto Diesel se recusaram a comentar a publicação do THR. Entretanto, um porta-voz da Universal disse ao jornalista Borys Kit que as diferenças criativas que levaram à saída do diretor foram com o estúdio, não com outros produtores, elenco ou equipe de Fast X.
Porém, o profundo envolvimento de Diesel no processo criativo da franquia é bem conhecido. Insiders dizem que os roteiristas escreviam as sequências de ação e o ator aprovava ou reprovava cada uma delas, deixando para o diretor o trabalho de ajustá-las.
Caminho oposto
Seguindo um caminho oposto de outros mercados, o Ministro da Cultura da Itália, Enrico Franceschini, anunciou planos para ampliar a janela de exclusividade nos cinemas do país. Sem especificar quantos dias a nova janela terá, o ministro prometeu implementar novos regulamentos que substituirão a atual janela de 90 dias estabelecida em março.
No último final de semana, dois dos principais executivos da indústria italiana, Paolo Del Brocco e Giampaolo Letta, lançaram um apelo conjunto no jornal Corriere della Sera lamentando que a bilheteria italiana não esteja seguindo o fluxo de recuperação de outros países europeus.
A dupla pede que o governo dobre a atual janela para 180 dias, além de uma redução nos descontos de impostos locais de 40% para 30% em produções cinematográficas feitas apenas para streaming, enquanto solicitam que o governo mantenha o desconto de 40% do país apenas para filmes feitas para os cinemas.
Até logo(?)
Desejando se afastar dos filmes de herói, o cineasta Jon Watts deixou a direção de Quarteto Fantástico, filme que introduziria a equipe de super-heróis no MCU. Nos últimos anos, Watts comandou Homem-Aranha: De Volta ao Lar [2017], Homem-Aranha: Longe de Casa [2019] e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa [2021].
Em comunicado, o diretor afirma ser eternamente grato por fazer parte do MCU, além de estar esperançoso para trabalhar com a Marvel novamente no futuro. Em declaração separada, o chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, disse que o estúdio estava ansioso para continuar a colaborar com Watts, mas entendem e apoiam a escolha do cineasta de se afastar do projeto.
Nenhuma informação sobre data de lançamento ou outros nomes anexados ao filme foram anunciados até o momento.
Fora do MCU, Watts vai se aventurar por outros gêneros cinematográficos, como o suspense ainda sem título protagonizado por George Clooney e Brad Pitt — projeto escrito e dirigido pelo cineasta —, além da produção de um novo filme da franquia Premonição para a New Line Cinema e HBO Max.
Em notícias mais curtas…
Troca rápida
Rápida no gatilho, a Universal Pictures escolheu Louis Leterrier para substituir Justin Lin na direção de Fast X. Segundo o THR, detalhes e acordos ainda precisam ser trabalhados, mas se todos os lados chegarem em um consenso, o filme deverá voltar a produção total em poucos dias — enquanto buscava um novo diretor, o estúdio focou nas filmagens de segunda unidade.
Conhecido na indústria como um líder confiável que sabe trabalhar com grandes orçamentos e efeitos pesados, Leterrier trabalhou com a Universal em O Incrível Hulk, além de dirigir Carga Explosiva [2002], Carga Explosiva 2 [2005], Fúria de Titãs [2010] e Truque de Mestre [2013] — o cineasta também dirigiu dez episódios da série O Cristal Encantado: A Era da Resistência [2019] e três episódios de Lupin [2021].
Adeus
A TNT e a TBS não serão mais responsáveis pela transmissão da cerimônia do SAG Awards. Em comunicado ao THR, um porta-voz do SAG-AFTRA disse que a TNT Network informou que não tem planos para assinar um novo contrato de licenciamento antes do término da janela de negociação exclusiva. O sindicato dos atores afirma que está explorando outras opções, mas manterá as discussões longe dos olhos do público.
Lançada em 1995, a premiação anual era exibida na TNT desde 1998 e transmitida pela TBS nos últimos anos. A cerimônia deste ano marcou 1,8 milhão de espectadores nas duas redes nos EUA, um aumento em relação ao ano anterior, que marcou 957.000 espectadores no total.
Ficou para 2023
A Illumination e a Universal Pictures adiaram o lançamento de Super Mario Bros., versão cinematográfica da famosa franquia de jogos. Com produção da Nintendo, a animação por computador estrelada por Chris Pratt como Mario mudou de dezembro de 2022 para 7 de abril de 2023.
Com direção de Aaron Horvath e Michael Jelenic, a produção ainda conta as vozes de Anya Taylor-Joy como Princesa Peach, Charlie Day como Luigi, Jack Black como Bowser, Keegan-Michael Key como Toad, Seth Rogen como Donkey Kong, Fred Armisen como Cranky Kong, Kevin Michael Richardson como Kamek e Sebastian Miniscalco como Spike.
Vale a leitura:
Amanda Seyfried em romper com Meninas Malvadas, dançar com Lil Wayne e precisar de Mamma Mia 3 antes dos 40 anos (Variety)
Ladrão de Cena: As Verdadeiras Mentiras de Elisabeth Finch, Parte 1 (Vanity Fair) [A leitura mais inacreditável da semana. Você pode ler a parte dois aqui.]
E Just Like That, Kim Cattrall encontrou poder em dizer não (Variety)
Pesadelo de Hollywood: da queda das ações da Netflix a demissões em massa, ansiedade domina a indústria (Variety)
Os easter eggs ocultos de Nicolas Cage em O Peso do Talento (Vanity Fair)
Como Céline Sciamma fez o filme que todo pai e filho deveriam ver juntos (LA Times)
Marilyn Monroe: 12 filmes comemorando sua carreira (A.frame)
Até a próxima semana, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan