O conselho de governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou atualizações nas regras e nos protocolos de campanha do Oscar — bem como alterações em algumas das homenagens especiais oferecidas pela organização.
Assumindo um papel mais ativo na tentativa de salvar os cinemas norte-americanos, a Academia agora aceitará apenas filmes que forem exibidos por uma semana em um cinema tradicional no condado de Los Angeles, na cidade de Nova York, na área da baía de São Francisco, em Chicago, em Atlanta ou em Dallas Fort Worth, uma área metropolitana recém-adicionada. A atualização não permitirá mais que cinema drive-in seja um meio de qualificação para a elegibilidade do Oscar.
Então, de acordo com um decreto do conselho emitido em junho de 2023, mas que só entra em vigor agora, um filme terá que atender aos seguintes padrões teatrais adicionais — além de pelo menos dois dos quatro requisitos dos Padrões de Representação e Inclusão da Academia — para ser elegível para a categoria melhor filme:
Exibição teatral expandida de sete dias, consecutivos ou não consecutivos, em 10 dos 50 principais mercados dos EUA, no máximo 45 dias após o lançamento inicial em 2024;
Para filmes do final do ano com expansões após 10 de janeiro de 2025, os distribuidores devem enviar planos de lançamento à Academia para verificação;
Os planos de lançamento dos filmes no final do ano devem incluir uma exibição teatral ampliada planejada, conforme descrito acima, a ser concluída até 24 de janeiro de 2025;
Fora dos EUA, os lançamentos territoriais podem contar para dois dos 10 mercados;
Os mercados fora dos EUA qualificados incluem os 15 principais mercados internacionais, além do território de origem do filme.
Dois em um
Daqui em diante, os longas-metragens de animação apresentados por um país estrangeiro para consideração na categoria melhor longa-metragem internacional também serão elegíveis para consideração na categoria melhor longa-metragem de animação — desde que os requisitos de elegibilidade descritos para ambas as categorias sejam atendidos.
O novo período de elegibilidade para a categoria longa-metragem internacional é de 1º de novembro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
Bom para compositores
A categoria melhor trilha sonora original passará a divulgar uma shortlist de 20 filmes, aumentando a lista de 15. Agora, até três compositores poderão receber estatuetas individuais para o prêmio, se for comprovado que todos contribuíram totalmente com o trabalho. Anteriormente, três compositores eram obrigados a se inscreverem como um grupo.
Prova
Para serem considerados para o Oscar de melhor roteiro adaptado ou melhor roteiro original, os escritores agora serão obrigados a fornecer um roteiro final de filmagem. (Ainda não se sabe como isso impactará os filmes com quantidade considerável de improvisação.)
Mudança nos prêmios especiais
A cerimônia de premiação do Governors Awards também passará por mudanças, alterando a estatueta do Irving G. Thalberg Memorial Award. Tradicionalmente, a estatueta, que ocasionalmente homenageia um produtor criativo ou equipe de produção pelo conjunto da obra, tinha a forma do rosto do homônimo chefe de produção da MGM. A partir de agora, a estatueta será um Oscar tradicional.
Concedido ocasionalmente desde 1956, o Prêmio Humanitário Jean Hersholt agora será concedido a uma figura ou organização “cujos esforços humanitários trouxeram crédito à indústria ao promover o bem-estar humanitário para corrigir desigualdades”. Até então, o prêmio reconhecia figuras e organizações que fizeram “contribuições notáveis em causas humanitárias”.
Renomeações
Separadamente, duas premiações especiais apresentadas pelo Scientific and Technical Award foram renomeadas. O Gordon E. Sawyer Awards agora será conhecido como Scientific and Technical Lifetime Achievement Award, premiando desde 1981 indivíduos ou organizações que contribuíram com descobertas e inovações significativas e duradoura para o cinema. Gordon E. Sawyer foi um sonoplasta que venceu o Oscar de mixagem três vezes pelos filmes Um Anjo Caiu do Céu [1947], The Alamo [1960] e West Side Story [1961].
Concedido desde 1977 originalmente com o nome Medal of Commendation, o John A. Bonner Awards agora se chamará Scientific and Technical Service Award. A medalha homenageia um indivíduo pelo “excelente serviço e dedicação na manutenção dos altos padrões da Academia”. John A. Bonner foi um famoso engenheiro de som que faleceu em 1996, o último a receber a medalha com o nome original.
Calendário
A Academia anunciou os prazos de inscrição e datas importantes:
15 de agosto de 2024: primeiro prazo de inscrição para as categorias curta-metragem de animação, longa-metragem documental, curta-metragem documental e curta-metragem live-action;
2 de outubro de 2024: prazo de inscrição para longa-metragem internacional;
10 de outubro de 2024: prazo final de inscrição para as categorias curta-metragem de animação, curta-metragem documental e curta-metragem live-action;
17 de outubro de 2024: prazo final de submissão de longa-metragem documental;
1º de novembro de 2024: prazo de inscrição para as categorias melhor canção original e trilha sonora original.
14 de novembro de 2024: prazo final de inscrição para categorias gerais, longa-metragem de animação, melhor filme e formulário de Padrões de Representação e Inclusão;
11 de janeiro de 2025: screenings dos indicados nas categorias de maquiagem e penteado, efeitos sonoros e visuais (bake-offs).
A cerimônia do 97º Oscar será realizada em 2 de março.
+1 live-action
Produtores por trás da adaptação de Cowboy Bebop, Josh Appelbaum e André Nemec foram escolhidos para escrever a adaptação live-action de Space Mountain, a montanha-russa da Disneyland. Em desenvolvimento há anos, o projeto será produzido por Jonathan Eirich ao lado de Tory Tunnell e Joby Harold, um dos escritores anteriores do projeto.
Space Mountain é uma montanha-russa interna com tema espacial introduzida pela primeira vez no Walt Disney World Resort da Flórida em 1975, seguida por uma instalação na Disneyland da Califórnia em 1977. Como a atração não tem um tema abrangente e nem personagens memoráveis, a história será criada com o passeio servindo de inspiração.
Animação <3
Lendas da claymation, Nick Park e Merlin Crossingham vão exibir uma prévia do próximo filme de Wallace & Gomit no Annecy Festival deste ano. Ainda sem título, o filme mostrará Wallace projetando um “gnomo inteligente” para o jardim da família. Porém, quando o gnomo começa a desenvolver mente própria e as coisas saem do controle, o fiel cão Gromit entra em ação para resolver a situação.
A produção é co-dirigida por Park e Crossingham, baseado em uma história de Park e do escritor Mark Burton. O filme estreará na Netflix em todo o mundo, menos no Reino Unido, onde a produção terá uma janela de lançamento na BBC.
Será o segundo longa-metragem animado da Aardman Animations baseado nos personagens, seguido do filme Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais [2005] e uma série de curtas-metragens animados, incluindo os vencedores do Oscar Wallace & Gromit: As Calças Erradas [1993] e Wallace & Gromit: Tosa Completa [1995].
Ainda sobre animações…
Entre outros destaques da Netflix no Annecy Festival, o streamer mostrará novidades da série Arcane, do longa animado Spellbound — produzido pela Skydance Animation — e de The Twits, adaptação de Roald Dahl escrita e dirigida por Phil Johnson.
Vale a leitura:
Justin Kuritzkes serve um Ace (Vulture)
Como Dan Stevens se tornou o cara preferido de Hollywood para, bem, qualquer coisa (Variety)
Conversa dos Críticos: Guerra Civil e Ansiedade Cívica (THR)
As greves acabaram, mas Hollywood não voltou ao normal (Bloomberg)
Por que a música tema dos X-Men é tão cativante? (Polygon)
Por que todos em Guerra Civil são tão insuportavelmente irritantes? (Daily Beast)
Cada filme de Spike Lee, classificado e em ordem de lançamento (Forbes)
O número de assinantes da Netflix alimentou uma década de apostas frenéticas em streaming. Esse capítulo acabou (THR)
O que Guerra Civil tem de certo e errado no fotojornalismo (LA Times)
O plano de aposentadoria de 10 filmes de Quentin Tarantino tem algumas falhas (THR)
A nova onda Rom-Com é grande em imaginar a vida real off-line (THR)
Caderno do crítico: em seu 50º aniversário, A Conversação, de Francis Ford Coppola, oferece uma visão marcante do passado e de agora (THR)
Como The Movie Critic de Quentin Tarantino se desfez (THR)
Com sua representação de perseguição e agressão sexual, o programa brutal Baby Reindeer está dando um soco no estômago dos espectadores (BBC)
Até a próxima, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan