Academia anuncia próximos homenageados com Oscar honorário
Léa Seydoux em Duna; Hunter Schafer em Jogos Vorazes; estreia de Crimes of The Future; e mais...
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os próximos quatro homenageados com prêmios honorários dados pela organização por contribuições sociais e cinematográficas.
Ativista e ator, Michael J. Fox receberá o Prêmio Humanitário Jean Hersholt por décadas de dedicação em busca da cura da doença de Parkinson. Diagnosticado em 1991, quando tinha apenas 29 anos, o ator fundou em 2000 a Michael J. Fox Foundation for Parkinson's Research — atualmente, a principal organização de Parkinson do mundo.
Concedido ocasionalmente a indivíduos que atuam em esforços humanitários, Fox será o 43º homenageado com o prêmio, que incluem nomes como Frank Sinatra, Oprah Winfrey, Angelina Jolie, Gregory Peck e Jeffrey Katzenberg. Fox também é tema de um documentário atualmente em produção desenvolvido por Davis Guggenheim.
Treze vezes indicada ao Oscar de melhor canção original, Diane Warren se tornará a primeira compositora homenageada com uma estatueta honorária. Admirada e requisitada por Hollywood, Warren carrega o título de mais indicações nessa categoria para alguém sem vitórias.
Seguindo James Baskett [1947], Sidney Poitier [2001], James Earl Jones [2011)], Spike Lee [2015], Charles Burnett [2017], Cicely Tyson [2018] e Samuel L. Jackson [2021], a cineasta Euzhan Palcy se torna a primeira diretora negra a receber um Oscar honorário.
A cineasta tem um longo histórico como pioneira na indústria cinematográfica, sendo a uma das primeiras cineastas negras a ganhar reconhecimento em um grande festival de cinema — o longa Sugar Cane Alley ganhou o Leão de Prata no Festival de Cannes em 1983, além de um prêmio de Best First Work no César Awards — e a primeira a dirigir um filme de um grande estúdio de Hollywood com Assassinato sob Custódia, lançado em 1989.
O primeiro australiano selecionado para um Oscar honorário, o diretor de cinema Peter Weir é conhecido como um dos maiores cineastas vivos sem uma estatueta. Indicado seis vezes em diferentes categorias — uma como produtor, quatro vezes como diretor e uma como escritor —, Weir foi uma figura importante da New Wave australiana que emigrou para Hollywood, dirigindo filmes como Sociedade dos Poetas Mortos [1989] e O Show de Truman [1998].
Geralmente dados a indivíduos, às vezes um grupo de pessoas, organização ou mesmo um filme, os Oscars honorários honram o legado cinematográfico de figuras importantes da indústria ou da história da Academia. O 13º Governors Awards será realizado em 19 de novembro.
Estreia em terras brasileiras \o/
A MUBI e a O2 Filmes anunciaram as datas de lançamento de Crimes of The Future, novo filme de David Cronenberg. Escrito e dirigido pelo cineasta, o filme entra no circuito dos cinemas em 14 de julho e chega com exclusividade no serviço de streaming no dia 29 de julho.
Produzido por Robert Lantos — a quarta colaboração com Cronenberg, na sequência de Crash, eXistenZ e Senhores do Crime —, o filme conta com Viggo Mortensen, Léa Sedoux, Kristen Stewart, Scott Speedman, Welket Bungué, Don McKellar, Nadia Litz, Tanaya Beatty e Lihi Kornowski.
Crimes of The Future é ambientado em uma sociedade que se adapta a um mundo sintético, com corpos humanos sofrendo novas transformações e mutações. Acompanhado por sua parceira Caprice (Seydoux), o artista performático Saul Tenser (Mortensen) mostra a metamorfose de seus órgãos. Enquanto isso, um grupo misterioso tenta usar a notoriedade de Saul para jogar luz sobre a próxima fase da evolução humana.
Adição
Estrela de Euphoria, Hunter Schafer entrou para o elenco de The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes, prequel da franquia Jogos Vorazes. A atriz interpretará Tigris Snow, uma prima confiante de Coriolanus Snow que o carrega o papel de conselheira pessoal e profissional do personagem.
A história segue o início da jornada de Coriolanus Snow (Tom Blyth), um jovem nascido em berço de ouro que busca construir o próprio legado após a família passar por problemas. Snow encontra sua grande chance ao ser escolhido como mentor para o 10º Jogos Vorazes. No entanto, o jovem se frustra ao ser escalado para orientar Lucy Gray (Rachel Zegler), uma candidata do pobre Distrito 12.
Com direção de Francis Lawrence — o retorno do diretor ao universo de Jogos Vorazes após Em Chamas, A Esperança - Parte Um e A Esperança Parte - Dois —, a produção é uma adaptação de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, livro de Suzanne Collins. Escrito por Michael Lesslie e Michael Arndt, The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes, está previsto para estrear nos cinemas em novembro de 2023.
Lá vamos nós…
Guy Ritchie foi contratado para dirigir o remake live-action de Hércules, animação lançada pela Disney em 1997. Em 2019, o cineasta inglês trabalhou na adaptação live-action de Aladdin, um dos maiores trunfos recentes de bilheteria do estúdio com mais de US$ 1 bilhão em arrecadação.
Atualmente, a Disney está em busca de escritores para o projeto, que já tem um primeiro rascunho escrito por Dave Callaham, roteirista de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Com produção de Joe e Anthony Russo, ainda não está claro se a nova versão também será um musical.
Dirigido por Ron Clements e Jon Musker, Hércules é uma releitura musical do herói da lenda grega que deve salvar o Olimpo de Hades, deus do mundo inferior e dos mortos. A nova versão é a mais recente produção live-action baseada na longa lista de animações da Disney. No momento, o estúdio está trabalhando nas releituras de Branca de Neve, protagonizada por Rachel Zegler, e A Pequena Sereia, estrelada por Halle Bailey.
Em notícias mais curtas…
Adição 2
Léa Seydoux está em negociações para entrar para o elenco de Dune: Part 2, filme dirigido por Denis Villeneuve. Produzido pela Warner Bros. e Legendary, o filme conta com os retornos de Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson e Javier Bardem, além das adições de Florence Pugh, Christopher Walken e Austin Butler.
Escrito por Villeneuve e Jon Spaihts, Dune: Part 2 continua a história do ponto que o primeiro filme parou, com Paul Atreides lutando ao lado dos Fremen para libertar o planeta deserto de Arrakis das mãos da Casa Harkonnen. Seydoux assumirá o papel de Lady Margot Fenring, uma aliada de Paul no livro homônimo escrito por Frank Herbert.
As filmagens estão marcadas para começar em Budapeste neste verão norte-americano. Um sucesso de público e crítica, Duna faturou US$ 400,6 milhões em bilheterias globais e dez indicações ao Oscar 2022, levando em seis estatuetas — melhor som, efeitos especiais, design de produção, trilha sonora original, edição e fotografia.
Anúncios, sim
Durante bate-papo no painel do Cannes Lions, o festival de publicidade de Cannes, Ted Sarandos confirmou que a Netflix incluirá opção de assinatura com anúncios no serviço de streaming. Segundo o co-CEO, o streamer percebeu estar deixando de fora um grande segmento de clientes que acredita que o serviço é muito caro e não se importa com anúncios.
É a primeira vez que a Netflix marca presença no Cannes Lions, um sinal claro do interesse da empresa em atrair anunciantes. Homenageado no evento como Entertainment Person of the Year, Sarandos também confirmou que a Netflix já está em negociações com potenciais parceiros de vendas de anúncios.
Estratégia, do grego strateegia
Originalmente programado para estrear nos EUA em 23 de novembro de 2022, The Fablemans chegará aos cinemas de Nova York e Los Angeles mais cedo. A produção dirigida e co-escrita Steven Spielberg com Tony Kushner será lançada em 11 de novembro antes de expandir para todo o país na data anunciada anteriormente — véspera de Ação de Graças no país.
O filme semi-autobiográfico de Spielberg é vagamente baseado nos anos de formação do cineasta e o relacionamento com os pais. Michelle Williams, Seth Rogen e Paul Dano estrelam a produção ao lado de Gabriel LaBelle, que interpreta um jovem aspirante a cineasta. A personagem de Williams será baseada na mãe de Spielberg, enquanto Dano será o pai. Roger interpretará um tio.
Vale a pena a leitura:
Poderosa Natalie Portman: Como ela emergiu dos bastidores da Marvel para empunhar o martelo de Thor (Variety)
Anne Hathaway responde 20 perguntas de seus amigos e fãs (Interview)
Luca Guadagnino diz que filmes se perdem em streamers e provoca “desafiadores” (IndieWire)
Uma estrela está abandonada: Bradley Cooper e o mistério do “diretor idiota” (Guardian)
Ms. Marvel prova que os programas de TV da Marvel agora são muito melhores que seus filmes (Daily Beast)
Tom Cruise é um fã de K-Pop agora (GQ)
Bilheteria de Lightyear: por trás do problema do filme familiar da Pixar (THR)
Conversando: Laura Linney (Vulture)
Brad Pitt abre seu mundo dos sonhos (GQ)
Exploração do trabalho, explicada por Minions (Vox) [uma das melhores leituras da semana]
Até a próxima semana, se cuidem e cuidem dos seus,
Júlia Gavillan